Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > IFSP realiza atividades de combate às fake news
Início do conteúdo da página

IFSP realiza atividades de combate às fake news

Ação busca promover o acesso a informações de fontes confiáveis a respeito da pandemia do novo coronavírus

  • Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 17h54
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 14h13
  • Acessos: 13061

As bibliotecas do IFSP, em conjunto com o Departamento de Políticas Estudantis da pró-reitoria de Ensino (PRE), estão preparando uma série de atividades de combate às fake news e promoção das informações de fontes confiáveis, nesse período de pandemia do novo coronavírus. A intenção é garantir que a comunidade do IFSP e a população em geral tenham acesso a conteúdos informacionais de qualidade, auxiliando na tomada de decisões.

 Entre as atividades propostas, está a produção de infográficos para explicar à comunidade como detectar notícias falsas; um material explicativo sobre que é fake news, disinformation e misinformation, e um guia de fontes de informação. Semanalmente, será publicado um clipping de publicações especializadas sobre a Covid-19, além do “fato ou fake”, uma aplicação do infográfico, que será publicado conforme o recebimento de demandas.

 De acordo com Angela Franco, bibliotecária do IFSP, as bibliotecas há tempos se preocupam em ajudar os usuários a serem mais críticos e exigentes com as informações que se apresentam a eles e, no contexto atual, esse fator é ainda mais expressivo, pois a crise de saúde intensifica uma crise de informação. Por isso, segundo ela, é que se tornam tão relevantes as atividades promovidas pelas bibliotecas para orientar os usuários sobre como serem mais criteriosos quando ao encontro, uso e disseminação das informações. 

Angela lembra que um dos maiores desafios atuais para o enfrentamento da Covid-19 é o convencimento da população para uma mudança de hábitos e comportamentos. “No cenário atual, a tomada de decisão em saúde deve ser assertiva tanto por parte dos especialistas como pela população em geral. Informações de fontes confiáveis e de base científica são fundamentais para a tomada de decisões responsáveis, éticas, e solidárias tão importantes para o combate à pandemia do coronavírus”, contou. 

Em caso de dúvidas, os bibliotecários-documentalistas e auxiliares de bibliotecas envolvidos nessa ação podem ser contatados pelo e-mail:

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página