Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > Neabi lança vídeo refletindo as questões étnico-raciais
Início do conteúdo da página

Neabi lança vídeo refletindo as questões étnico-raciais

Além da reflexão, o vídeo também apresenta o posicionamento político-pedagógico do núcleo na pandemia

  • Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 18h16
  • Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 10h23
  • Acessos: 10382

O Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) lança vídeo reafirmando seu posicionamento diante do isolamento social e refletindo sobre seus impactos nos grupos por eles representados.

O vídeo é resultado do diálogo sobre os impactos dessa pandemia para os segmentos populacionais mais vulneráveis. “Em nossas reuniões gerais, pautamos que as ações institucionais devem considerar as desigualdades raciais e sociais já existentes e nortear-se pela relevância social que o Instituto sempre teve”, afirma Caroline Jango, integrante do Neabi do IFSP.

Em abril o grupo publicou uma carta aberta à comunidade ressaltando essas reflexões. A ação do Neabi, assim como a de outros grupos, foi acolhida pela Reitoria ao criar a Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade (Comparece).

Caroline alerta sobre a necessidade de refletir sobre as injustiças, que são aprofundadas e redimensionadas nesse contexto. Segundo a servidora, a reflexão deve ser constante, e nossas discussões devem envolver toda a comunidade escolar, para que as decisões tomadas sobre os rumos das ações educativas estejam em consonância com nossa missão e princípios. “Por isso, resolvemos transformar nosso posicionamento político-pedagógico em um vídeo, para dar rosto à nossa reivindicação e alcançar o maior número de pessoas.”

O Neabi do IFSP existe há cinco anos, e tem trabalhado para ratificar seu compromisso com a comunidade, atuando como interlocutor que auxilie na construção de uma educação com perspectiva nos direitos humanos e antirracista.

Veja o vídeo aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página