Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > IFSP tem três projetos IF Maker aprovados em edital da SETEC
Início do conteúdo da página

IFSP tem três projetos IF Maker aprovados em edital da SETEC

Instituto receberá recursos para aquisição de equipamentos, com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker

  • Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 18h14
  • Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 08h28
  • Acessos: 10014

O IFSP foi contemplado, em resultado preliminar na Chamada 35/2020 da SETEC/Mec, com três laboratórios IF Maker. As propostas contempladas foram elaboradas pelos câmpus Salto, Guarulhos e Araraquara, selecionadas por meio do Edital 178/2020 organizado pela Agência de Inovação do IFSP (Inova). O resultado final será divulgado até 11 de setembro. 

O Instituto receberá recursos para aquisição de equipamentos, com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker. O objetivo é estimular os professores e técnicos administrativos no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nesses espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o aluno seja protagonista nesse processo. 

O diretor executivo da Inova, Alexandre Chahad, afirma que os laboratórios Maker e os Fab Lab (Laboratórios de Fabricação) possuem potencial para transformar o processo de ensino aprendizagem e, aliados às incubadoras, podem agregar muito ao processo formativo dos estudantes do IFSP. 

A Inova IFSP já apoiou a criação de um laboratório Maker no Câmpus Pirituba e está apoiando também a criação de outros cinco laboratórios nos câmpus que possuem Núcleos Incubadores implantados ou em implantação, que são: Suzano, Registro, São Paulo, Sertãozinho e Bragança Paulista. Além desses, em parceria com a  pró-reitoria de Extensão, há a intenção de apoiar outros quatro laboratórios, sendo mais dois na sequência da classificação do Edital 178/2020, respectivamente em Birigui e Jacareí, e dois nos câmpus avançados de Ilha Solteira e Tupã. Dessa forma, o IFSP chegará a um total de 13 laboratórios Maker até o final de 2020.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página