Conpip
Setor responsável: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Fone: (11) 3775-4568
E-mail:
Conpip
O Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Conpip) é o órgão responsável pela supervisão e deliberação em matérias de pesquisa, inovação e pós-graduação no âmbito do IFSP, cujas competências estão estabelecidas no Regimento Interno (Resolução nº 09/2016, alterada pela Resolução nº 25/2018).
O Conpip é presidido pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e possui representantes dos docentes, dos técnicos-administrativos, dos discentes e da comunidade externa.
O Conselho reúne-se ordinariamente a cada dois meses ou extraordinariamente quando convocado pelo Presidente.
Atribuições
(Artigo 4º da Resolução nº 25/2018 - Regimento do Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSP)
- estimular associações das atividades de pesquisa e inovação com as de extensão e ensino, obedecendo ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, estabelecido no art. 207 da Constituição Federal;
- elaborar proposta de alterações do seu regimento, as quais deverão ser submetidas à apreciação do Conselho Superior;
- propor a formação das políticas, diretrizes e normas relativas à pesquisa e à pós-graduação a serem encaminhadas ao Conselho Superior, contribuindo para seu estabelecimento;
- aprovar os projetos, os acordos e os convênios interinstitucionais referentes à pesquisa e à inovação;
- prestar assessoria sobre quaisquer matérias relativas à pesquisa, à inovação e à pós-graduação;
- prestar assessoria sobre as formas e os mecanismos de interação com as agências de apoio à pesquisa e à inovação;
- apoiar na obtenção de recursos para a pesquisa, para a inovação e para a pós-graduação;
- dirimir os conflitos em matéria de pesquisa, inovação e pós-graduação;
- avaliar e emitir parecer sobre a criação, a suspensão e a supressão de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu;
- emitir parecer sobre a criação, a suspensão e a supressão de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu;
- aprovara criação ou o término de outros projetos e programas relativos à Pós-graduação;
- emitir parecer sobre os regimentos dos Cursos de Pós-graduação e suas respectivas modificações;
- atuar como instância recursal na área de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação;
- zelar pela execução das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a Pesquisa e a Pós-graduação.
Composição
(Mandato 2022 a 2024)
PORTARIAS
Portaria nº 6.873/IFSP, de 01 de dezembro de 2022
Portaria de Retificação nº 6.974/IFSP, de 14 de dezembro de 2022
Portaria de Retificação nº 2.269/IFSP, de 31 de maio de 2023.
Portaria de Retificação nº 4.308/IFSP, de 4 de setembro de 2023.
Portaria de Retificação nº 5.637/IFSP, de 13 de novembro de 2023.
PRESIDENTE
Adalton Masalu Ozaki - Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
REPRESENTANTES DOS COORDENADORES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-
GRADUAÇÃO
João Victor Fazzan - 1º Titular
Fernando Henrique Morais da Rocha - 1º Suplente
Teresa Helena Buscato Martins - 2º Titular
Roberta Akemi Sinoara - 2º Suplente
REPRESENTANTES DOS DOCENTES
Líderes de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
Rafaela Cássia Procknov - Titular
Alexandre Maniçoba de Oliveira - Suplente
Ciências Exatas e da Terra ou Engenharia
Amari Goulart - Titular
Filipe Camargo Dalmatti Alves Lima - Suplente
Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde
Nelson Menolli Junior - Titular
Ana Cristina Gobbo Cesar - Suplente
Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras ou Artes
Luciano Henrique Trindade - Titular
Sandro Heleno Morais Zarpelao - Suplente
REPRESENTANTES DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Alexandre Camargo Maia - 1º Titular
Erika de Souza Barreto - 1º Suplente
Silas Valim - 2º titular
José Augusto Souza Gomes da Silva - 2º suplente
REPRESENTANTES DOS DISCENTES
NÍVEL MÉDIO
José Ricardo Rodrigues Santana - Titular
Ana Laura Okuda - Suplente
GRADUAÇÃO
Rafael de Souza Lima - Titular
Matheus Acioli Félix Silva - Suplente
PÓS-GRADUAÇÃO
Leandro Pinto Santana - Titular
Paulo José Evaristo da Silva - Suplente
COLÉGIO DE DIRIGENTES
Sérgio Vicente de Azevedo - Titular
Letícia Pedroso Ramos - Suplente
REPRESENTANTES EXTERNOS
Neilo Marcos Trindade - Titular
Jucimar Brito de Souza - Suplente
SECRETARIADO
Pedro Pinto da Mata - Titular
Tiago Alves de Magalhães - Suplente
(Mandato 2020 a 2022) - PORTARIA Nº 3299, DE 14 DE SETEMBRO DE 2020.
PORTARIAS
Portaria Nº 3299/IFSP, DE 14 DE SETEMBRO DE 2020
Portaria de Retificação Nº 2912/IFSP, DE 30 DE ABRIL DE 2021
Portaria de Retificação Nº 4899/IFSP, DE 31 DE AGOSTO DE 2021
Portaria Nº 5733/IFSP, DE 27 DE SETEMBRO DE 2022
PRESIDENTE
Adalton Masalu Ozaki - Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
REPRESENTANTES DOS COORDENADORES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Sérgio Shimura - 1° Titular
Giovana Yuko Nakashima - 1° Suplente
Lucas Bueno Ruas de Oliveira - 2º Titular
Andréia de Alcântara Cerizza - 2º Suplente
REPRESENTANTES DOS DOCENTES
Líderes de Grupos de Pesquisa Cadastrados no CNPq
Marcela Avelina Bataghin Costa - Titular
Huyrá Estevão de Araujo - Suplente
Ciências Exatas, da Terra ou das Engenharias
Eduardo Guy Perpetuo Bock - Titular
Silvana Maria Affonso de Lara - Suplente
Ciências Biológicas, das Agrárias ou da Saúde
Renata Martins dos Santos Paro - Titular
Victor Barbosa Ribeiro - Suplente
Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística, Letras ou Artes
Sandro Heleno Morais Zarpelão - Titular
Fernando César Russo Gomes - Suplente
REPRESENTANTES DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Fernanda Ferreira da Silva - 1º Titular
Ari Gomes da Mota Filho - 1º Suplente
Afonso Gomes Tininis - 2° Titular
Stefanie Martin - 2º Suplente
REPRESENTANTES DOS DISCENTES
Nível Médio
Lucas Satoshi Cipriano Oikawa - Titular
Júlia dos Santos Garcias - Suplente
Graduação
Daniele Cristiane de Oliveira - Titular
Daniel Geremias Pinheiro de Jesus - Suplente
Pós-Graduação
Cristiane Bibiano Silva - Titular
Abner Silva Xavier - Suplente
REPRESENTANTES DO COLÉGIO DE DIRIGENTES
Felipe Augusto Ferreira Almeida - Titular
João Roberto Moro - Suplente
MEMBROS EXTERNOS
Sindynara Ferreira (IFSULDEMINAS) - Titular
Eduardo Girotto (IFRS) - Suplente
MEMBROS DO SECRETARIADO
Erica Mayumi Shimada - Titular
Pedro Pinto da Mata - Suplente
Normas/Legislação
Nesta seção encontram-se localizáveis os documentos base do órgão:
Estatuto do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de São Paulo
Regimento Geral do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de São Paulo
Regulamento Conselho de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):
Nesta seção encontram-se localizáveis os calendários das sessões plenárias ordinárias ou extraordinárias anuais do órgão, organizados por meio de sequencial cronológico (data) de ocorrência.
2024
Reuniões Ordinárias
06 de março
08 de maio
03 de julho
04 de setembro
06 de novembro
Reuniões Extraordinárias
03 de abril
05 de junho
07 de agosto
02 de outubro
04 de dezembro
2023
Reuniões Ordinárias
05 de abril
07 de junho
02 de agosto - alterada para 09 de agosto
04 de outubro - alterada para 11 de outubro
06 de dezembro
Reuniões Extraordinárias
08 de março
03 de maio
28 de junho - cancelada
06 de setembro
08 de novembro
2022
Reuniões Ordinárias
09 de Fevereiro
06 de Abril
01 de Junho
03 de Agosto - cancelada
05 de Outubro - cancelada
07 de Dezembro
Reuniões Extraordinárias
09 de Março - cancelada
04 de Maio alterada para 18 de Maio
29 de Junho
14 de Setembro - cancelada
09 de Novembro
23 de Novembro
2021
Reuniões Ordinárias
10 de Fevereiro
07 de Abril
02 de Junho
04 de Agosto
06 de Outubro
01 de Dezembro
Reuniões Extraordinárias
03 de Março
05 de Maio
07 de Julho
15 de Setembro
10 de Novembro
2020
18 de março - 1ª Reunião Extraordinária
06 de maio - 2ª Reunião Extraordinária
17 de junho - 3ª Reunião Extraordinária
08 de julho - 4ª Reunião Ordinária
12 de agosto - 4ª Reunião Extraordinária
02 de setembro - 5ª Reunião Ordinária
21 de setembro - Reunião de Posse
28 de outubro - 6ª Reunião Extraordinária
11 de novembro - 7ª Reunião Extraordinária
2019
20 de março - 1ª Reunião Extraordinária
08 de maio - 2ª Reunião Extraordinária
05 de junho - 3ª Reunião Ordinária
03 de julho - 3ª Reunião Extraordinária
04 de setembro - 4ª Reunião Extraordinária
02 de outubro - 5ª Reunião Ordinária
2018
28 de fevereiro - 1ª Reunião Ordinária
28 de março - 1ª Reunião Extraordinária
25 de abril - 2ª Reunião Ordinária
20 de junho - 3ª Reunião Ordinária
04 de julho - 2ª Reunião Extraordinária
29 de agosto - 4ª Reunião Ordinária
11 de setembro - Reunião de Posse
17 de outubro - 5ª Reunião Ordinária
Nesta seção encontram-se localizáveis os documentos convocatórios das sessões plenárias ordinárias ou extraordinárias anuais do órgão, organizados por meio de sequencial cronológico (data) de ocorrência.
2023
1ª Reunião Extraordinária - 08/03/2023
1ª Reunião Ordinária - 05/04/2023
2ª Reunião Extraordinária - 03/05/2023
2ª Reunião Ordinária - 07/06/2023
3ª Reunião Extraordinária - 28/06/2023 - cancelada
3ª Reunião Ordinária - 09/08/2023
4ª Reunião Extraordinária - 06/09/2023
4ª reunião Ordinária - 11/10/2023
5ª Reunião Extraordinária - 8/11/2023
5ª Reunião Ordinária - 6/12/2023
2022
1ª Reunião Ordinária - 09/02/2022
2ª Reunião Ordinária - 13/04/2022
1ª Reunião Extraordinária - 18/05/2022
3ª Reunião Ordinária - 01/06/2022
2ª Reunião Extraordinária - 29/06/2022
3ª Reunião Extraordinária - 09/11/2022
4ª Reunião Extraordinária - 23/11/2022
4ª Reunião Ordinária - 07/12/2022
Encerrada cada sessão (reunião) ordinária ou extraordinária do Plenário do Conselho deverá ser lavrada Ata dos trabalhos, de acordo com o que se passar nas sessões.
2023
1ª Reunião Extraordinária - 08/03/2023
1ª Reunião Ordinária - 05/04/2023
2ª Reunião Extraordinária - 03/05/2023
2ª Reunião Ordinária - 07/06/2023
3ª Reunião Extraordinária - 28/06/2023 - cancelada
3ª Reunião ordinária - 09/08/2023
4ª Reunião Extraordinária - 6/9/2023
4ª Reunião Ordinária - 11/10/2023
5º Reunião Extraordinária - 8/11/2023
2022
1ª Reunião Ordinária - 09/02/2022
2ª Reunião Ordinária - 13/04/2022
1ª Reunião Extraordinária - 18/05/2022
3ª Reunião Ordinária - 01/06/2022
2ª Reunião Extraordinária - 29/06/2022
3ª Reunião Extraordinária - 09/11/2022
4ª Reunião Extraordinária - 23/11/2022
4ª Reunião Ordinária - 07/12/2022
2021
1ª Reunião Ordinária - 10/02/2021
1ª Reunião Extraordinária - 14/04/2021
2ª Reunião Extraordinária - 12/05/2021
3ª Reunião Extraordinária - 14/07/2021
4ª Reunião Extraordinária - 08/09/2021
2ª Reunião Ordinária - 06/10/2021
5ª Reunião Extraordinária - 10/11/2021
3ª Reunião Ordinária - 01/12/2021
2020
1ª Reunião Extraordinária -18/03/2020
2ª Reunião Extraordinária - 06/05/2020
3ª Reunião Extraordinária - 17/06/2020
4ª Reunião Ordinária - 08/07/2020
4ª Reunião Extraordinária - 12/08/2020
5ª Reunião Ordinária - 02/09/2020
Reunião de Posse - 21/09/2020 - em breve
6ª Reunião Extraordinária - 28/10/2020
7ª Reunião Extraordinária - 11/11/2020
2019
1ª Reunião Extraordinária - 20/03/2019
2ª Reunião Extraordinária - 08/05/2019 - em breve
3ª Reunião Ordinária - 05/06/2019
3ª Reunião Extraordinária - 03/07/2019 - em breve
4ª Reunião Extraordinária - 04/09/2019 - em breve
5ª Reunião Ordinária - 25/09/2019 - em breve
2018
1ª Reunião Ordinária - 28/02/2018 - em breve
1ª Reunião Extraordinária - 28/03/2018
2ª Reunião Ordinária - 25/04/2018
3ª Reunião Ordinária - 20/06/2018
2ª Reunião Extraordinária - 04/07/2018
4ª Reunião Ordinária - 29/08/2018 - em breve
Reunião de Posse - 11/09/2018 - em breve
5ª Reunião Ordinária - 17/10/2018 - em breve
Eleições
Conforme Resolução nº 09/2016, alterada pela Resolução nº 25/2018, a cada dois anos é aberto o Processo Eleitoral para escolha de membros do Conselho de Ensino (Conen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
O Processo compreende a eleição de titulares e suplentes para os seguintes segmentos:
- 02 (dois) representantes dos Coordenadores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação dos câmpus e igual número de suplentes;
- 04 (quatro) representantes dos docentes, sendo 1 (um) titular e 1 (um) suplente, sendo:
a) líder de grupo de pesquisa institucional cadastrado no CNPq;
b) representante das áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias;
c) representante das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde;
d) representante das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras ou Artes.
- 02 (dois) representantes dos servidores técnico-administrativos e igual número de suplentes;
- 03 (três) representantes dos discentes, sendo 1 (um) titular e 1 (um) suplente, sendo:
a) discente de pós-graduação;
b) discente de graduação;
c) discente de nível médio.
2022
A comissão eleitoral torna pública a Portaria Normativa IFSP nº 67/2022 que aprova o Código Eleitoral para a escolha de membros do Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Conpip).
Inscrição dos candidatos: De 05/09/2022 a 30/09/2022
Endereço eletrônico: https://forms.gle/3y1P7UYkU1k8kFZE7
Documentos:
Código Eleitoral: Portaria Normativa IFSP nº 67/2022
Retificação do Código Eleitoral: Portaria Normativa IFSP nº 68/2022
Comissão Eleitoral: Portaria IFSP nº 2874/2022
Divulgação das candidaturas deferidas e indeferidas
Lista de servidores TAEs votantes (preliminar)
Lista de servidores docentes votantes (preliminar)
Lista de discentes de graduação votantes (preliminar)
Qualquer inconsistência na lista de votantes deve ser enviada até o dia 07/11/2022, conforme orientação nos documentos.
Lista oficial de servidores TAES votantes
Lista oficial de servidores docentes votantes
Lista oficial de discentes de graduação votantes
Urnas eletrônicas para votação:
Urna para representante de líder de Grupo de Pesquisa: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip2022_gp
Urna para representante das áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip20222_ceteeng
Urna para representante das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip20222_cbcacs
Urna para representante das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguísticas, Letras ou Artes: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip20222_csachlla
Urna para representante dos servidores técnico-administrativos: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip20222_tae
Urna para representante de discentes de graduação: https://helios.ifsp.edu.br/helios/e/conpip20222_dgra
Para votação, basta informar o login e senha de acesso ao SUAP. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail .
O pleito acontecerá das 12h do dia 16/11/2022 até as 12h do dia 18/11/2022.
Candidaturas:
- Representante de líder de grupo de pesquisa institucional cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):
Alexandre Maniçoba de Oliveira
Rafaela Cássia Procknov - Carta de apresentação
Thais Cristina Silva de Souza - Carta de apresentação
- Representante das áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias
Adriana Marques - Carta de apresentação
Amari Goulart
Filipe Camargo Dalmatti Alves Lima - Carta de apresentação
Gustavo Neves Margarido - Carta de apresentação
Valter César Montanher
- Representante das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde
Nelson Menolli Jr - Carta de apresentação
- Representante das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguísticas, Letras ou Artes
Carlos Francisco Gerencsez Geraldino
Luciano Henrique Trindade - Carta de apresentação
Paulo Cesar Chagas Rodrigues
Sandro Heleno Morais Zarpelão - Carta de apresentação
- Representante dos servidores técnico-administrativos
Alexandre Camargo Maia - Carta de apresentação
Felipe Ramon Cirino Soares
Leandro Piazzon Corrêa
Silas Valim
Thalita Alves dos Santos - Carta de apresentação
- Representante de discentes de graduação
2020
A comissão eleitoral divulgou o resultado final da eleição para o Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Conpip) do IFSP. A eleição dos novos membros ocorreu no período de 19 a 21 de agosto por meio do Sistema Aurora, simultaneamente, em todos os câmpus do IFSP.
O pleito elegeu dois representantes dos Coordenadores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação dos câmpus; quatro representantes dos docentes; dois representantes dos servidores técnico-administrativos e três representantes dos discentes. Todas as vagas contemplam seus respectivos suplentes.
Documentos
Comunicado nº 5/2020 - DGP/PRP/PRO-PRP/RET/IFSP
Comunicado nº 7/2020 - DGP/PRP/PRP-PRP/RET/IFSP - Retificação do resultado preliminar
Comunicado nº 8/2020 - DGP/PRP/PRO-PRP/RET/IFSP - Resultado Final
Leia também:
Eleições Conpip: votação de 19 a 21 de agosto via Sistema Aurora
2018
Publicações
PORTARIA Nº 3621, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2018 - Altera em parte Portaria nº 2682 de 21 de agosto de 2018 que designa servidores para compor o Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CONPIP)
PORTARIA Nº 2989, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 - Altera em parte Portaria nº 2682 de 21 de agosto de 2018 que designa servidores para compor o Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CONPIP)
PORTARIA Nº 2682, DE 21 DE AGOSTO DE 2018 - Designa servidores para compor o Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CONPIP
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