Clipping de julho de 2020 - segunda semana
Como parte das atividades de combate às fake news e promoção das informações de fontes confiáveis, as bibliotecas do IFSP, em conjunto com o Departamento de Políticas Estudantis da Pró-reitoria de Ensino (PRE), reúnem semanalmente informações dos repositórios acadêmicos disponíveis a comunidade do IFSP.
Para acessar as bases de dados que disponibilizam os artigos sugeridos no clipping é necessário estar conectado via CAFe no Portal de Periódicos da CAPES. Para tanto você precisa:
1º) Entrar no Portal de Periódicos da Capes via CAFe;
2º) Selecionar a instituição IFSP;
3º) Inserir seu prontuário e senha usados para acessar os sistemas institucionais do IFSP (ex.: SUAP).
Proquest
PRADEEP, Sahu. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): Impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, [S.l.] v. 12, n. 4, 2020. DOI: 10.7759/cureus.7541. Disponível em: https://doi.org/10.7759/cureus.7541. Acesso em: 23 jun. 2020.
[Artigo publicado em 04/04/2020].
Resumo: A nova doença coronavírus 2019 (COVID-19), originada na cidade de Wuhan, na China, espalhou-se rapidamente pelo mundo, enviando bilhões de pessoas para o confinamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia de coronavírus uma pandemia. À luz da crescente preocupação com a atual pandemia COVID-19, um número crescente de universidades em todo o mundo adiou ou cancelou todos os eventos do campus, como workshops, conferências, esportes e outras atividades. As universidades estão tomando medidas intensivas para prevenir e proteger todos os estudantes e membros da equipe da doença altamente infecciosa. Os membros do corpo docente já estão em processo de transição para plataformas de ensino online. Nesta revisão, o autor destacará o impacto potencial do terrível surto de COVID-19 na educação e saúde mental de estudantes e equipe acadêmica.
VLACHAPOULOS, Dimitrios. COVID-19: Threat or opportunity for online education? Higher Learning Research Communications, [S.l.] v. 10, n. 1, 2020. DOI: 10.18870/hlrc.v10i1.1179. Disponível em: https://doi.org/10.18870/hlrc.v10i1.1179. Acesso em: 23 jun. 2020.
[Artigo publicado em 15/04/2020].
O surto da nova doença do coronavírus (COVID-19) começou na região de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Em fevereiro de 2020, casos de COVID-19 foram detectados em todos os continentes. Os governos estão aconselhando os cidadãos a estarem preparados para um surto em sua comunidade. Hoje, estamos enfrentando bloqueios globais em escolas e universidades, adiamentos ou até cancelamentos de conferências e outros eventos organizados e distanciamento social. Além disso, também vimos a promoção de formas flexíveis de estudar e trabalhar para impedir a rápida disseminação do vírus. Este artigo tem como objetivo refletir onde exatamente está a educação online nesta situação de crise, concentrando-se em quatro pilares importantes: (a) formulação de políticas, (b) acesso a recursos, (c) oportunidades de treinamentos e (d) avaliação e monitoramento contínuos.
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