Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Migração Google for Education - FAQs

Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 19h27 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h33 | Acessos: 23160

INFORMAÇÃO RELEVANTE

Conforme decidido e noticiado pela Google, a empresa optou por promover uma mudança de sua política para armazenamento de dados em sua plataforma, restringindo o espaço de armazenamento máximo permitido e compartilhado por todos os usuários, em 100TB, que a empresa julga como suficiente para as necessidades das instituições. Desde o momento do anúncio, o IFSP está em contato com a empresa e informado sobre a realidade dos alunos do IFSP, sua missão institucional e a situação geral, tanto orçamentária quanto em relação a infraestrutura do instituto, inclusive com seu número de alunos.

Ao longo dos últimos meses, a Google avança na implantação de sua nova política, disponibilizando em maio ferramentas de controle do espaço de armazenamento e, diante do limite e o cenário indicado, o IFSP elaborou uma política de uso própria em relação a plataforma, visando a continuidade dos serviços críticos a instituição, em especial o e-mail para servidores e alunos e o espaço de armazenamento dos Drives Compartilhados no Google Drive.

Assim, foi publicada e aprovada pelo Comitê de Governança Digital a Instrução Normativa Nro. 10/2022, de 29 de agosto de 2022, indicando quais ferramentas Google estarão disponíveis para os membros da comunidade interna do IFSP, as permissões de acesso e demais situações que envolvam a plataforma.

Os elementos mais importantes desta política em relação aos usuários finais são:

- Conforme orientações da empresa em relação ao armazenamento disponível para a instituição, NÃO HÁ previsão de espaço individual para usuários, sejam servidores ou alunos. O espaço reservado à instituição será destinado apenas a manutenção do e-mail dos alunos e servidores (não havendo cota individual nesse sentido, para sua plena utilização) e para os espaços de armazenamento compartilhados no Google Drive (ex: Drive Compartilhado dos setores).

- Considerando as características técnicas da plataforma, o espaço individual de trabalho deverá ser considerado transitório, de forma que documentos e arquivos podem ser criados no espaço individual, mas devem ser movidos para o espaço de armazenamento compartilhado no Google  Drive,  (dessa forma, o espaço individual não deverá ter arquivos armazenados de maneira permanente ou por períodos superiores a 1 mês).

- Os usuários devem migrar seus conteúdos de interesse pessoal constantes em espaço individual no Google Drive para outros destinos (como o Microsoft One Drive, ainda disponível para a instituição) ou outras ferramentas que julguem adequadas até 02/10/2022 (dois  de outubro de 2022). Após esse prazo, os dados serão excluídos, iniciando as atividades pelas contas com maior utilização de armazenamento individual, conforme relatórios emitidos pelas ferramentas de gestão de espaço de armazenamento da própria Google.

- O conteúdo do drive individual que seja de interesse institucional deve ser movido para o Drive Compartilhado do setor, cuja criação pode ser solicitada às CTIs dos campus pela chefia do setor, que encaminhará o pedido por e-mail enviado ao , conforme orientação constante na Política interna de Uso da Plataforma

Aguardamos atualizações da google a respeito de caminhos alternativos a situação imposta, de maneira a expandir a capacidade de armazenamento destinada ao IFSP, e manteremos a comunidade atualizada conforme recebemos atualizações por parte da empresa.

Este conjunto de dúvidas comuns foi atualizado também para a aderência às novas políticas da empresa em relação a disponibilização das plataformas.

Instrução Normativa Nro. 10/2022, de 29 de agosto de 2022.

Fim do conteúdo da página