Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Paulo realiza projeto “café com o egresso”
Início do conteúdo da página

Campus São Paulo realiza projeto “café com o egresso”

Ação faz parte do Programa de Acompanhamento de Egressos 

  • Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2025, 14h32
  • Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2025, 15h03
  • Acessos: 112

O Campus São Paulo realizou, nesta quarta-feira (24), uma edição do projeto-piloto “café com o egresso”,  que faz parte da implantação do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAEg). A ação pretende promover reencontros e bate-papos entre os egressos e os alunos do IFSP.  

O evento, realizado no Campus São Paulo, reuniu professores que são egressos do IFSP, quando ainda era chamado de Escola Técnica Federal, e homenageou o ex-aluno Welber Simões de Souza. Welber é egresso do curso técnico de Edificações e do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Campus São Paulo. Ele afirma que ter sido aluno do IFSP, ou melhor da “Federal”, é algo que possui um significado difícil de dimensionar. “Foi a base de conhecimento sólido que eu fiz uso durante a minha jornada, foi ‘casa’ para todos os meus irmãos estudarem e foi onde iniciei minha família”, relatou.  

O engenheiro, que atualmente cursa o Mestrado em Estruturas Aeroespaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é sócio e diretor da Ingenia Engenharia. Welber conta que ingressou na empresa como estagiário, quando ainda era aluno do curso técnico, em 2011. Ele partilhou com os alunos do Campus São Paulo um pouco da sua trajetória na empresa, onde tem participado de grandes projetos da Infraestrutura, incluindo mais de dez contratos com o Metrô de São Paulo. Entre os contratos, ele participa da elaboração dos projetos executivos da Linha 15 – Prata, que são finalistas no Prêmio Engenharia Estrutural 2025, da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). 

De acordo com Tatiana Simão, diretora do Departamento de Construção Civil do Campus São Paulo, o “café com o egresso” é uma ação que, além de promover encontros, inspira e motiva os estudantes. “É importante para a gente mostrar como os nossos alunos têm progredido na vida e se destacado no mercado”, contou.  

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki, destaca a importância do Programa de Acompanhamento de Egressos. “O egresso é a imagem da instituição para fora, para o mundo do trabalho, nas instituições públicas e privadas. Então, trazê-los, mantê-los próximos, permite que a gente aperfeiçoe os cursos, saiba aquilo que precisam; de repente, até serem atualizados. Os egressos podem ser contratantes dos nossos alunos. E, claro, eles podem contribuir com a instituição de diversas formas, né? Dando palestras ou contribuindo com o nosso fundo patrimonial, o GENE”, afirmou. 

O Programa de Acompanhamento de Egressos entrou em vigor no dia 22 de maio de 2025, por meio da Portaria Normativa nº 128/2025, .O documento estabelece os procedimentos e as ações necessárias para alcançar os objetivos e as diretrizes da Política de Acompanhamento de Egressos da instituição. 

A primeira ação foi realizada no Campus Cubatão, que promoveu, entre os dias 8 e 12 de setembro, a 1ª Semana do Egresso.  A próxima atividade será realizada no Campus Bragança Paulista, no dia 18 de outubro, durante a 15ª Bragantec – Feira de Ciência e Tecnologia. A previsão é que os demais campi passem a executar as ações do programa a partir de janeiro de 2026. 

Durante o evento no Campus São Paulo, foi lançado o questionário para acompanhamento do egresso, elaborado pelo Comitê Permanente de Acompanhamento de Egressos (COPAEG). Se você é ex-aluno do IFSP, responda e participe! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página