Meu câmpus tem: Coral do IFSP

O Coral do IFSP é uma ação de extensão que existe desde 2014 e da qual todos, sejam alunos, servidores ou pessoas da comunidade, de todos os câmpus do IFSP, podem participar.  No próximo mês de agosto haverá inscrições para novos integrantes, e nesta edição você vai conhecer mais sobre o projeto.

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h18
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h02

Daniel Bristot é o atual coordenador e regente do Coral. Bacharel em Canto Popular e integrante de grupos corais desde 2004, ele conta que a atividade tem por objetivo desenvolver a formação em canto coral e a musicalização da comunidade do IFSP, mas também promove a socialização e pode trazer muitos benefícios aos participantes. “O contato com o canto em grupo pode abrir mais ainda o horizonte artístico-cultural do coralista, despertando o interesse dele em conhecer e aprofundar-se em outras práticas artísticas, desenvolvendo outras aptidões pessoais que podem ser aproveitadas em sua vida pessoal e profissional”, afirma o regente.

Os encontros do Coral do IFSP têm duração média de uma hora por semana e acontecem sempre às sextas-feiras, das 12h às 13h, no Teatro Jaime Compri, Câmpus São Paulo. Dentro deste tempo há uma breve preparação do corpo (alongamento e exercícios de consciência espacial), passando para os exercícios de respiração, seguido da parte de técnica vocal – vocalises e outros exercícios que aprimoram o ouvido musical e a afinação do cantor, culminando no ensaio do repertório musical proposto pela equipe executora. “Buscamos trazer um repertório diversificado, levando ao coralista o máximo de ‘experiências’ musicais possíveis, conta Daniel.

De acordo com os membros do coral, são muitos os benefícios de participar da atividade. O coralista aprende a utilizar melhor a voz e o corpo para o canto e a fala, a trabalhar em conjunto (através do canto em grupo), e tem a oportunidade de trabalhar a capacidade de se expressar por meio da arte – trabalhando positivamente “travas naturais” de relações interpessoais, como a timidez. Os coralistas relatam que participar do coral traz uma sensação de bem-estar e é uma excelente “pausa” para a correria do dia a dia.

Como enviar um vídeo?

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos com duração de, no máximo, um minuto e meio, que devem ser gravados com uma filmadora ou a câmera do celular. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.
As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente). Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo.

Após gravar o vídeo, faça o upload do material bruto (sem a inserção de legendas, trilha sonora e imagens sobrepostas) e de arquivos (fotos ou outras informações) referentes ao projeto na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail .

Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (https://www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (https://drive.google.com).

Lembre-se de que o material deve ser enviado sem edição.

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail  .