Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > Future-se: comissão formada no Consup debaterá a proposta

Future-se: comissão formada no Consup debaterá a proposta

A orientação é que os câmpus realizem encontros de discussão nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto.

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 18h10
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 13h39

No dia 17 de julho de 2019, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma proposta de reestruturação das Universidades e Institutos federais que almeja transformar o modelo de Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) desenvolvido no país.

Denominado Future-se, o programa não contou com a efetiva participação das Universidades e Institutos Federais na sua elaboração. Além disso, o tempo estipulado para as contribuições, por meio de Consulta Pública, mostra-se curto diante da amplitude da proposta.

O texto apresentado do Future-se é confuso e não esclarece algumas das suas principais propostas: as Organizações Sociais (OS) responsáveis pela gestão dos recursos serão escolhidas pelo MEC ou pelas IFES? Quais as regras para a composição e funcionamento do Comitê Gestor do programa? Como funcionará o Fundo Soberano? A adesão ao programa Future-se será aprovada pelo Conselho Superior (Consup) ou bastará uma decisão monocrática do Reitor? Quais punições sofrerão aquelas IFES que se desligarem do programa?

Diante dessas e outras questões, o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na sua reunião de agosto de 2019, constituiu uma comissão para fomentar nos câmpus debate e esclarecimento sobre o Future-se.

Como o prazo estabelecido pelo MEC para a população brasileira se manifestar sobre o programa é curto, até 15/8, a Comissão orienta a comunidade para realizar, nos próximos dias (com destaque para 13, 14 e 15 de agosto) encontros de discussão sobre a proposta da União para as Universidades e Institutos federais.

Defendemos que a compreensão dos diferentes pontos e a interpretação do programa como um todo pela comunidade são fundamentais para opinar junto à Consulta Pública e balizar posicionamentos do IFSP sobre o Future-se. Assim, promova a discussão no seu câmpus.

Comissão do Conselho Superior do IFSP responsável pela discussão do programa Future-se.