Meu câmpus tem: Leitura Viva

O projeto incentiva a leitura e a escrita dos estudantes e também promove atividades que envolvem a comunidade externa

• Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 11h17
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 11h34

O projeto de ensino “Leitura Viva do IFSP Câmpus São Carlos” propõe o incentivo à leitura e à escrita na escola, a fim de que se tornem hábito na vida dos estudantes. As atividades envolvem a leitura de textos literários e a produção textual de gêneros como biografia, introdução e resumo; além disso, incentivam o processo da escrita criativa (poemas baseados no enredo da obra lida) com os alunos.

O objetivo é fomentar a prática da leitura e desenvolver a habilidade da escrita por meio de atividades interdisciplinares. A ideia é compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o projeto, desenvolvendo habilidades de apresentação artística e cultural e incentivando o trabalho em equipe e a comunicação oral.

Apesar de ser um projeto de ensino, o Leitura Viva também apresenta um viés de extensão, já que a partir dele são desenvolvidas atividades com a comunidade externa, como, por exemplo, o “Leitura Viva na Praça”, que levou o projeto à Praça da XV, em São Carlos. Foi realizada, ainda, a primeira exposição do projeto, que aconteceu no pátio do câmpus. Na ocasião, os alunos expuseram suas produções (maquetes e fôlderes) e fizeram apresentações orais e recitais de poemas a convidados — alunos do IFSP e da escola municipal Carmine Botta, servidores, amigos e familiares.

A coordenadora do projeto, professora Maria Lúcia Colombo, afirma que houve um grande envolvimento dos alunos. Para ela, o projeto de ensino e as atividades de extensão oportunizam aos estudantes a compreensão de que as áreas do conhecimento se entrecruzam no cotidiano e de que podem e devem ser desenvolvidas em conjunto no dia a dia escolar e também em espaços alternativos. Nesse sentido, ela lembra que o projeto levou o conhecimento produzido pelos alunos do IFSP a pessoas da comunidade, motivando-as à leitura e oportunizando o desenvolvimento de ações literárias e culturais acessíveis a todos.

Em 2019, o projeto envolveu aproximadamente 115 alunos das turmas do 1º Ano do curso técnico integrado em Informática e do 1º e 2º anos do curso técnico integrado em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos, do Câmpus São Carlos. As atividades do projeto foram executadas, inicialmente, nas aulas de língua portuguesa e literatura.

Em 2020, o projeto terá continuidade e envolverá os novos alunos dessas turmas e cursos.

Como enviar um vídeo?

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos com duração de, no máximo, um minuto e meio, que devem ser gravados com uma filmadora ou a câmera do celular. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente). Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo.

Após gravar o vídeo, faça o upload do material bruto (sem a inserção de legendas, trilha sonora e imagens sobrepostas) e de arquivos (fotos ou outras informações) referentes ao projeto na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail .

Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (https://www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (https://drive.google.com).

Lembre-se de que o material deve ser enviado sem edição.

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .