Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP adia simpósio inédito sobre inclusão na educação profissional

IFSP adia simpósio inédito sobre inclusão na educação profissional

O evento aconteceria de 31 de março a 02 de abril. Nova data será definida posteriormente

• Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 11h08
  • Acessos: 12065

Comunicado

O IFSP, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, em decorrência do momento atual que o país vive como consequência da pandemia do Corona Virus - COVID19, decide pelo adiamento do “Simpósio Regional Sudeste sobre Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica”. O evento seria realizado entre os dias 31 de março e 02 de abril, no Câmpus Sorocaba.
O IFSP ainda  informa que, tão logo haja uma posição dos órgãos governamentais sobre a solução dos problemas de saúde, reagendará a data do evento, já considerado um marco para a educação inclusiva no Instituto.

O IFSP sediará o  Simpósio Regional Sudeste sobre Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica. Inédito, o evento terá debates, mesas-redondas, palestras e apresentação de trabalhos, e tem como objetivo discutir, junto aos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) e aos servidores da Rede Federal, as possibilidades de aprendizagem do estudante público-alvo da educação especial e as estratégias para a sua inclusão no contexto da educação profissional e tecnológica.

O evento é gratuito e será realizado no Câmpus Sorocaba. Os interessados podem inscrever trabalhos relacionados à educação inclusiva até o dia 20 de março (aguardar nova data) . Esses trabalhos podem ser inscritos na modalidade comunicação oral ou pôster. Para inscrevê-los, é preciso primeiro realizar a inscrição para a participação no evento.

Para a pedagoga Aline Ramos, do Departamento de Articulação Pedagógica e Formação do IFSP, o Simpósio será um marco para o Instituto, que tem buscado assegurar, por meio dos NAPNEs, uma educação inclusiva, marcada por diversas ações que possibilitam o acesso, a permanência e a possibilidade de sucesso das pessoas com deficiência. Ainda segundo Aline, a ideia do evento é capacitar os profissionais da Rede para que possam oferecer um melhor atendimento aos estudantes, assim como possam melhorar a qualidade da educação, proporcionando ensino inclusivo de fato.

Inclusão — A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes público-alvo da educação especial (aqueles com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação), para que possam estar junto aos demais estudantes, interagindo, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A programação completa do evento está disponível aqui. O evento tem um limite de 180 lugares.

Links importantes:

Informações:

Inscrições pelo link: https://forms.gle/FaAF1xscdDMKkdV28

Inscrições de trabalhos pelo link: https://forms.gle/dorPjwywWBTtjL7v8

Link para informações do evento no facebook:  https://www.facebook.com/events/2522115874566393