Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > Expedição de professor do IFSP é capa do jornal Estadão
Início do conteúdo da página

Expedição de professor do IFSP é capa do jornal Estadão

Equipe do jornal acompanhou a expedição do professor Nelson Menolli Jr. em busca de cogumelos comestíveis silvestres na Ilha do Cardoso

  • Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 20h30
  • Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 17h50
  • Acessos: 11527

Uma equipe do jornal O Estado de S. Paulo acompanhou a expedição do biólogo e micólogo (especialista em fungos) Nelson Menolli Jr., docente da área de biologia do Câmpus São Paulo e pesquisador associado ao Instituto de Botânica (IBt) que realizou uma caçada a cogumelos comestíveis silvestres na Ilha do Cardoso, no litoral sul de São Paulo.

A matéria, publicada na última sexta-feira (13), traz o relato da expedição e revela um pouco do desconhecido reino dos fungos. A colunista Neide Rigo, responsável pela matéria, e o fotógrafo Tiago Queiroz integraram a equipe que, além do professor Menolli, contou com as alunas Marina Pires e Tamile Rodrigues, ambas bolsistas de Iniciação Científica (Fapesp e CNPq) e estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP. Além delas, também integraram o grupo bolsistas de outras instituições que também são orientados pelo professor, incluindo a doutoranda do Instituto de Botânica (IBt) Mariana de Paula Drewinski (bolsista Fapesp) e a aluna da Universidade Paulista (UNIP) Maria Fernanda Ortiz (bolsista CNPq).

Na ocasião, os pesquisadores coletaram mais de 60 cogumelos comestíveis silvestres, pertencentes a pelo menos 15 espécies científicas. Além das atividades de coleta e identificação dos cogumelos coletados, a colunista e nutricionista Neide Rigo preparou pratos com os cogumelos coletados que puderam ser degustados por toda a equipe.

A expedição faz parte do projeto “Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), na modalidade Auxílio à Pesquisa — Jovens Pesquisadores. O projeto tem o objetivo de investigar a diversidade e as potencialidades de cogumelos silvestres comestíveis, e conta com o aporte financeiro da Fapesp até 2024. Além do IFSP, o projeto conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, incluindo o Instituto de Botânica (IBt, São Paulo - SP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, Dracena - SP) e a Clark University (Worcester, MA, EUA).

A matéria completa está disponível na edição impressa do jornal O Estado de S. Paulo ou na página  da seção Paladar do caderno Sextou!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página