Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP celebra primeiro contrato para licenciamento de patente
Início do conteúdo da página

IFSP celebra primeiro contrato para licenciamento de patente

O IFSP celebrou contrato com a empresa Soft Grippers para licenciamento da tecnologia “Garra Robótica Complacente baseada em Câmaras de Compressão”, que teve pedido de patente depositado

  • Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 17h08
  • Acessos: 10022
Da esquerda para direita: Adalton Ozaki (Inova IFSP), Willian Bezerra (SoftGrippers), Alexandre Brincalepe Campo (pesquisador autor da patente), Marcos Francisco de Almeida e Márcio Ikegami (Finep), Diogo Fonseca (SoftGrippers)

A Agência de Inovação do IFSP (Inova) depositou o pedido da patente, em abril de 2019, da tecnologia “Garra Robótica Complacente baseada em Câmaras de Compressão”. De acordo com a Portaria nº 1029/2018, que estabelece a necessidade de ter uma empresa interessada, a Inova abriu, em dezembro, o Edital nº 896/2019 de Chamamento Público para Oferta Tecnológica. A Soft Grippers foi a única empresa candidata, dessa forma assegurando a parceria com o IFSP.

Ana Paula Damasceno de Brito é a administradora responsável pela condução do processo e ressalta a importância de parcerias como essa. “Ter uma empresa interessada é fundamental para que possamos registrar patentes que efetivamente possam ser transferidas e para viabilizar a extensão internacional delas, uma vez que há um prazo de um ano para realizar o PCT (Patent Cooperation Treaty), que garante a possibilidade da entrada da patente em outros países.”

Pelo licenciamento da tecnologia, a Soft Grippers pagará ao IFSP royalties de 4% sobre o faturamento a partir das unidades vendidas, e ainda investirá no término do desenvolvimento. Também será necessário integrar a garra aos robôs e desenvolver os sistemas de controle, bem como prospectar o mercado, uma vez que se trata de uma tecnologia totalmente nova.

A ideia do projeto surgiu a partir dos contatos que o professor Alexandre Brincalepe teve com uma nova vertente na área de robótica, os soft robots, a partir do seu pós-doutoramento na Universidade de Harvard. A tecnologia “Garra Robótica Complacente baseada em Câmaras de Compressão” é resultante da pesquisa coordenada pelo professor Brincalepe, com a participação dos professores Carlos Antonio da Rocha e Rafael Pereira Bachega e dos inventores independentes Ananda Crystal Silva Marques da Cunha e Pedro Henrique Abrão Dias Paixão.

Por se tratar de uma startup, a Inova IFSP promoveu uma reunião entre a Soft Grippers e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para identificar possíveis linhas de financiamento que possam viabilizar o empreendimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página