Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP lança hackathon para minimizar impactos da crise nos negócios

IFSP lança hackathon para minimizar impactos da crise nos negócios

O prazo para envio de propostas foi prorrogado até o dia 3 de maio

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 12h15

A Inova IFSP lançou, na sexta-feira (3), o 4º Desafio de Inovação, que neste ano traz um hackathon virtual com o tema “Hackorona: hackeando a crise, salvando negócios”. Em 2020, o Desafio conta com o apoio da empresa Kaptiva, fundada por um ex-aluno do IFSP, Irandy Marcos da Cruz. A empresa apoiadora oferecerá mentoria e auxiliará na parte de identidade visual, além de disponibilizar a solução desenvolvida em um servidor Web.

É requisito para participar do Desafio que a equipe elabore uma solução de software que tenha como princípio a minimização do impacto negativo que a pandemia do Covid-19 está causando nos negócios, seguindo algumas diretrizes:

1. Ser fácil e intuitivo, para beneficiar principalmente os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
  2. Potencializar os negócios entre empresas de uma localidade ou região devido às restrições de locomoção.
  3. Permitir o cadastro de pessoas jurídicas, e deixar público e gratuito o acesso à informação, permitindo às pessoas físicas também a busca e fácil localização.

O desenvolvimento da plataforma pode ser feito de forma integral, ou aproveitar, de forma parcial ou total, códigos livres, incluindo os de sistemas de gerenciamento de conteúdo, tais como Wordpress, Joomla, Drupal, Textpattern, Made Simple e Grav, entre outros.

Para Irandy, neste momento delicado que estamos vivendo por causa do Covid-19, é importante mobilizar pessoas e fazer coisas que cheguem “à ponta, em quem está sofrendo mais neste processo, o mais rápido possível”. Nesse sentido, ele afirma que embarcou no Desafio por acreditar que a ideia de desenvolver propostas para ajudar os empresários de pequeno porte parece algo importante, que poderá trazer resultados significativos para a comunidade. “Eu acho que o hackathon mobiliza as pessoas, faz com que os alunos se sintam engajados e mobilizados, trabalhando de forma focada em relação a um propósito”, diz. Irandy ainda acrescenta que a condução de uma experiência como essa num momento de isolamento social tem uma complexidade interessante. ”Isso ajuda todo mundo a seguir para um outro propósito, outro patamar, tanto de relação social quanto de manipulação da tecnologia, então achei que era uma grande oportunidade estar junto nesta experiência.”

Propostas - A equipe deverá enviar a proposta até 3 de maio (o prazo para envio, que encerrava-se em 24 de abril, foi prorrogado) , já com uma parte funcional da solução planejada, podendo complementar a proposta com a descrição do que pretende desenvolver durante o projeto. Além do preenchimento textual da proposta, o grupo deverá gravar dois vídeos, um explicando o modelo de negócios, e outro apresentando a solução. Os vídeos deverão ser postados na plataforma YouTube, podendo ser restritos, com acesso apenas ao e-mail da Comissão Julgadora ().

Para desenvolvimento da solução, os alunos da equipe vencedora do Desafio receberão bolsa de R$ 2.800 cada um, divididos em sete parcelas mensais, e R$ 750 mensais pelo mesmo período para o servidor orientador da equipe. As equipes devem ser compostas por até três estudantes regularmente matriculados no IFSP.

Videoconferência - No dia 7 de abril (terça-feira), às 10h, foi realizada uma videoconferência para esclarecimentos sobre o edital. Acesse o link a seguir para conferir a gravação : hps://youtu.be/9tI9CypvTgo

Para Informações completas sobre o edital, clique no link abaixo:
Edital 149/2020 - 4º Desafio de Inovação