Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP doa 1.150 litros de álcool 70° a instituições de saúde paulistas

IFSP doa 1.150 litros de álcool 70° a instituições de saúde paulistas

IFSP está produzindo e fazendo a doação do produto necessário para combater a contaminação pelo coronavírus

• Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 19h38
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 11h00

Nesta sexta-feira-feira (17), o Instituto Federal de São Paulo realizou a entrega da doação de 1.075 litros de álcool 70° líquido glicerinado. As doações foram realizadas ao Hospital Universitário da Unifesp (400l), em São Paulo, ao Hospital Carlos Malzoni (225l), em Matão, à UBS de Dobrada-SP (125 litros), à Prefeitura de Matão (SAMU e UBS de Matão) (325l) e a um asilo da cidade (125l).

O álcool 70% glicerinado, doado pelo IFSP, tem o mesmo efeito sanitizante que o álcool em gel, podendo ser instalado em qualquer borrifador, tipo spray caseiro. O produto, um dos principais elementos para proteção ao Covid-19, é atualmente muito disputado no mercado, que por sua vez sofre com escassez e altos preços. Diante da importância da solidariedade e de como o produto pode contribuir no combate à pandemia, o IFSP mobilizou seus esforços para sua produção.

O álcool 70° líquido glicerinado doado foi resultado de um trabalho em equipe. A fabricação foi realizada a partir da doação de álcool anidro, feita pela Usina Clealco Açúcar e Álcool S.A, e dos insumos fornecidos pelo IFSP. A produção foi realizada por professores e estudantes de Química e de outros áreas do Câmpus Barretos e do Câmpus Matão que se voluntariaram para esse trabalho.

Para a próxima semana, há previsão de novas doações, que inicialmente serão realizadas a hospitais universitários do estado de São Paulo e posteriormente para uso interno dos câmpus do IFSP, Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), do litoral Sul e instituições públicas de saúde situadas nas regiões dos câmpus.