Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > Câmpus Jacareí promove bate-papo virtual em Libras
Início do conteúdo da página

Câmpus Jacareí promove bate-papo virtual em Libras

A Coordenadoria Sociopedagógica do Câmpus Jacareí reuniu 30 pessoas em um bate-papo virtual em Libras realizado na última quinta-feira. 

  • Publicado: Segunda, 04 de Mai de 2020, 11h26
  • Última atualização em Terça, 05 de Mai de 2020, 20h26
  • Acessos: 9469

Alunos e ex-alunos dos Câmpus Jacareí e Campos do Jordão e convidados externos participaram desse primeiro encontro virtual, que teve por objetivo criar um espaço para os surdos contarem como estão passando o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19. 

Mariana Aparecida de Oliveira Rosa, coordenadora do sociopedagógico de Jacareí, conta que além da comunidade surda do Vale do Paraíba, o encontro recebeu visitantes de São Paulo, Guarulhos e Penedo (RJ), além de vários intérpretes da região. “A adesão foi muito grande e o encontro muito positivo, já estamos planejando outro bate-papo virtual para maio e pretendemos abrir a atividade para toda a comunidade surda”, avalia. 

Apesar de relatos sobre a dificuldade de acesso para interagir com a comunidade em geral, e também com a comunidade surda, os participantes destacaram como positiva a frequente participação de intérpretes em muitas lives. "Durante o bate-papo deram dicas de atividades na quarentena, compartilharam receitas, sugestões de filmes, apresentaram artesanato. De forma geral, mostraram que enquanto alguns estão lidando bem com essa realidade mundial, inclusive ampliando amizades com outros grupos de conversa virtual e entendimentos sobre questões relacionadas à comunidade surda, outros estão apresentando dificuldades na família e com o trabalho", relatou Mariana. 

O evento contou com o apoio dos tradutores intérpretes de Língua de Sinais (TILS) dos Câmpus Pirituba e  Boituva, além de intérpretes da Universidade de Taubaté e da região vale paraibana. A ação teve ainda o suporte do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais Específicas do Câmpus Jacareí. A unidade conta hoje com três alunos surdos, todos do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, os quais são atendidos por três TILS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página