Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP retomará atividades nos cursos técnicos e de graduação
Início do conteúdo da página

IFSP retomará atividades nos cursos técnicos e de graduação

Pró-reitor de Ensino explica que os câmpus têm autonomia para definir ações

  • Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 14h59
  • Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 17h13
  • Acessos: 12882

Com base nas orientações do Conselho Nacional de Educação, na legislação vigente e nas regulamentações do IFSP, o Instituto Federal de São Paulo publicou, em 26 de junho, a Portaria n.º 2337/2020, que orienta sobre a reorganização das atividades acadêmicas nos câmpus da Instituição, prejudicadas devido à pandemia da COVID-19.

O documento estabelece diretrizes para que os câmpus, em sua autonomia, possam decidir pela melhor forma de Reorganização das Atividades Acadêmicas e para reposição do calendário dos cursos de Graduação e da Educação Básica. As unidades do IFSP devem respeitar os protocolos estabelecidos pelo Estado e pelos municípios onde estão instalados para planejar as ações para a retomada das atividades acadêmicas. 

Além de ser resultado da análise da legislação vigente, as orientações propostas pela portaria também refletem ampla consulta com a comunidade do IFSP em todos os 36 câmpus, e por meio da Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade - Comparece, que recebeu mais de 950 apontamentos, incluindo contribuições das representações estudantis. 

Também fruto do debate com a comunidade, a Instrução Normativa PRE/IFSP  n.º 6/2020, publicada no dia 7 de julho, estabelece diretrizes para que os câmpus do IFSP, em sua autonomia, possam utilizar a Mediação Pedagógica como metodologia aplicável na Reorganização das Atividades Acadêmicas de forma não presencial, enquanto perdurar a reposição dos Calendários Acadêmicos afetados pela pandemia da Covid-19.

A Mediação Pedagógica consiste no acompanhamento mais próximo das condições e possibilidades de aprendizagem dos estudantes, com as devidas orientações e auxílio; o mediador atuará junto a um grupo de, no máximo, 25 estudantes, orientando os estudos, identificando as necessidades educacionais específicas dos estudantes e promovendo discussões, científica e academicamente orientadas, a respeito da situação de excepcionalidade encontrada.

Todas as iniciativas tomadas pelo IFSP, desde as primeiras informações sobre a transmissão comunitária do novo coronavírus no estado de São Paulo, têm por objetivo garantir a integridade dos alunos, dos servidores e dos funcionários terceirizados, bem como seus respectivos familiares. Os estudos e os trabalhos feitos nesse período visam oferecer aos discentes a excelência do ensino público e gratuito de forma inclusiva. Nesse sentido, o IFSP busca alternativas para proporcionar a todos os estudantes matriculados ferramentas para acesso ao conteúdo remoto oferecido pelos câmpus que optarem pela oferta de atividades acadêmicas de forma não presencial ou mista (presencial e não presencial), quando oportuno. 

Por meio da Chamada Pública/Edital nº 198/2020, o IFSP recebe a doação de desktops, notebooks e tablets a serem distribuídos para os discentes do Instituto Federal que não possuem tais equipamentos para acompanhamento das atividades remotas. Além dos equipamentos, a Instituição busca maneiras de prover internet aos alunos em vulnerabilidade. Uma das ações é a Instrução Normativa sobre Projeto de Inclusão Digital.

O pró-reitor de Ensino do IFSP, Reginaldo Vitor Pereira, fala no Radar IFSP sobre os estudos realizados pela Instituição que culminaram na Portaria IFSP nº 2337, de 26 de junho de 2020. Assista aqui.

Documentos:

Instrução Normativa nº 007, de 10 de julho de 2020 - Projetos de Inclusão Digital

Edital nº 198, de 12 de julho de 2020 - captação de doação de material de processamento de dados para uso dos discentes do IFSP

Portaria IFSP nº 2337, de 26 de junho de 2020

Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 6, de 7 de julho de 2020

Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade

Comunicados Institucionais

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página