Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > IFSP é aprovado em edital da Setec/MEC para Oficinas 4.0

IFSP é aprovado em edital da Setec/MEC para Oficinas 4.0

Estudantes desenvolverão projetos de pesquisa aplicada

• Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 15h47
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 15h47

O IFSP foi aprovado na Chamada Ifes nº 02/2020 para realização de Oficinas 4.0. O edital selecionou 15 propostas de instituições da Rede Federal para a implementação de programa de capacitação de estudantes. Entre os objetivos da proposta está a promoção da imersão de estudantes em atividades de formação e pesquisa aplicada, empreendedorismo e inovação.

Esta é uma ação da Setec/MEC, que foi descentralizada para o Ifes. Cada proposta selecionada receberá R$ 216 mil, que deverão ser utilizados para aquisição de equipamentos, bolsas de pesquisa e material de consumo.

A proposta que representou o IFSP foi selecionada por meio do Edital nº 216/2020, promovido pela Agência de Inovação (Inova) em articulação com a pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e a pró-reitoria de Ensino (PRE). O projeto selecionado é coordenado pelo professor Wilson Carlos da Silva Jr., do Câmpus Guarulhos, e conta com a participação dos professores Cristiano Alves Pessoa, Hamilton Piva Dominguez, Percy Javier Igei Kaneshiro e Rogério Daniel Dantas.

A proposta apresentada contém quatro projetos. São eles: Ensino em escola pública por meio da Robótica, que por meio de uma parceria com a escola estadual Conde José Vicente de Azevedo, no Bosque da Saúde prevê a utilização de kits robóticos para a melhora da aprendizagem; Calçado inteligente, através da parceria com a Faculdade de Medicina da USP, os pesquisadores do IFSP desenvolverão um calçado que monitorará a marcha, e a partir dos dados fornecidos poderão indicar se o indivíduo tem problemas neurológicos, reumáticos ou mesmo se há predisposição a tê-los; Sistema de monitoramento de pontes e viadutos, em tempo real, indicará a deformação sofrida nessas obras, o que pode evitar tragédias e facilita o planejamento e as manutenções preventivas;  Sistema de monitoramento de cargas em carretas rodoviárias, identificará a quantidade de carga transportada em cada veículo, bem como localização, paradas, quantidade de combustível, erros em alocação de cargas etc. O sistema poderá ser utilizado pelo setor público para a fiscalização de ruas e rodovias bem como empresas privadas para monitoramento e controle da frota.

Os projetos terão duração de dez meses e envolverão oito estudantes de Engenharia de Controle e Automação e 13 estudantes do Ensino Médio Integrado em Mecatrônica Industrial. A previsão de início das atividades é para novembro de 2020.

Além das instituições de ensino parceiras, os projetos contam com o apoio da empresa Excel Sensores, com a qual o IFSP tem um acordo de cooperação técnico-educativo. A realização de projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com instituições públicas e privadas pode ser formalizada a qualquer momento, em fluxo contínuo, não sendo necessário aguardar um edital. Mais informações podem ser obtidas na página da Inova IFSP.

A Chamada promove projetos ligados à Economia 4.0, visando atender demandas do setor produtivo e gerar impacto social.