Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > Concurso Abrace um Autor: conheça os vencedores
Início do conteúdo da página

Concurso Abrace um Autor: conheça os vencedores

Cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de novembro

  • Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 09h52
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h00
  • Acessos: 8061

Está disponível o resultado da IV edição do Concurso Literário Abrace um Autor, que recebeu, neste ano, 1.028 inscrições de dez países diferentes. A premiação será realizada online no dia 28 de novembro, a partir das 19h.

Organizado pelo projeto de extensão Arte Mundana e pelo projeto de ensino Abrace um Autor, ambos do Câmpus São Paulo, o concurso tem sido responsável por divulgar o trabalho de diversos escritores no Brasil e no exterior.

Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, docente do Câmpus São Paulo e responsável pelos projetos citados, conta que, neste ano, o concurso recebeu 970 inscrições na categoria externa, de 10 países diferentes e de todos os 27 estados brasileiros, além de 58 submissões na categoria interna, envolvendo alunos, docentes e técnicos-administrativos dos câmpus do IFSP. Cada uma das categorias avaliou textos dentro de três modalidades: conto, crônica e poesia. 

No dia 28 de novembro, às 19h, os vencedores serão premiados em uma live por meio do perfil do projeto nas redes sociais (@abraceumautor), quando apresentarão seus textos. Eles receberão um kit de livros que inclui, entre outros, Fabulário, de Clóvis Giraldes Jr., Sorry, vou sentir saudades, de Ádyla Maciel, Irisdescente, de Thamires Gomes, e Lírica e cítrica, de Bárbara Vieira. Além disso, terão direito de publicar os textos vencedores na revista eletrônica Odisseia Literária do Câmpus São Paulo

Participaram voluntariamente das etapas de avaliação um total de 46 jurados, de diversas áreas culturais.

Carlos Vinicius Veneziani destaca o alto número de participantes no concurso, o que acarreta também na ampla divulgação do Instituto Federal para a comunidade externa. Em pesquisa realizada junto aos concorrentes, 20,6% (total de 199) inscritos não conheciam o IFSP. 

A pesquisa aponta ainda que 66% (636) dos inscritos nunca publicaram um livro, “o que indica sua relevância como divulgador de novos autores”, avalia o professor.

Uma nova edição do concurso, no próximo ano, será realizada se houver continuidade dos projetos de ensino e extensão responsáveis por sua organização.

Veja o resultado do concurso aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página