Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > Câmpus Hortolândia realiza II Olimpíada de Foguetes
Início do conteúdo da página

Câmpus Hortolândia realiza II Olimpíada de Foguetes

Melhor foguete alcançou marca de 129 metros. Próxima etapa será realizada dia 11 de maio. 

  • Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 08h27
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 14h27
  • Acessos: 8431

O Câmpus Hortolândia realizou no último sábado, 4, a primeira etapa da II Olimpíada de Foguetes do IFSP-HTO - Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na competição, os alunos constroem seus próprios foguetes com garrafas PET e utilizam uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio como combustível. O objetivo é que o foguete tenha o maior alcance possível. A segunda etapa da olimpíada será realizada no próximo dia 11 de maio, junto à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A atividade contou com a participação de 25 equipes formadas por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores. Dessas, onze obtiveram alcances superiores a 80 metros e se classificaram para a segunda etapa.

O foguete da equipe "Lux Christi" obteve o alcance de 129 metros, o recorde do câmpus até o momento. Assim como as demais equipes classificadas, eles terão a oportunidade de melhorar a marca na próxima etapa, dia 11, quando serão realizadas concomitantemente a segunda etapa da olimpíada do câmpus e a Mostra Brasileira de Foguetes – veja mais abaixo - quando participarão também oito equipes do 9º ano da EMEF Padre Domingos Zatti, de Campinas.

A atividade tem como objetivo ampliar a participação dos estudantes da comunidade nas olimpíadas técnico-cientificas e fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. A ação conta com a realização de oficinas em escolas de ensino fundamental para a construção de foguetes e a participação nos eventos. Fazem parte da ação os professores Marcelo Cardinali, Thiago Tambasco, Danny Anderson, Naur Janzantti, Flávio Barros e a pedagoga Caroline Jango.

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, ressaltou que a ação incentiva o estudo das Ciências nas escolas da cidade. Também estiveram presentes o secretário de inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, a direção da EMEF Professora Janilde Flores Gaby do Vale e alunos do 9° ano da EMEF Padre Domingos Zatti de Campinas. Além de assistir à olimpíada, os estudantes participaram de uma visitação ao câmpus, acompanhados pelo grêmio estudantil.

Mostra Brasileira de Foguetes

A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos do ensino fundamental e médio de todo território nacional e tem por finalidade fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. Saiba mais em http://www.oba.org.br/site/index.php.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página