Você está aqui: Página inicial > Notícias > Campos do Jordão: segunda edição do Seliv reúne mais de 300 participantes

Campos do Jordão: segunda edição do Seliv reúne mais de 300 participantes

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h39

O II Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (Seliv), realizado no último dia 31 de agosto em Campos do Jordão, foi um sucesso. Com o tema “Língua, literatura e ensino: diálogos acadêmico-pedagógicos”, o evento reuniu cerca de 300 participantes e aproximou atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A palestra “Pra quê serve um curso de Letras”, ministrada pelo professor da USP José Luiz Fiorin, abriu o encontro. Na sequência, pesquisadores das cinco regiões do Brasil apresentaram seus trabalhos na área de línguas, nos formatos de comunicação oral e pôster.

Nesta segunda edição, o público também pôde participar de minicursos de língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, libras e literatura, com professores do IFSP e de universidades federais de São Paulo, Rio de Janeiro e Viçosa.

O professor da UFRJ Antônio Ferreira, que ministrou o minicurso “ (Anti) políticas para a ensinagem e a formação de professores de espanhol”, afirmou que um evento como este é fundamental para o crescimento das discussões sobre políticas de ensino de línguas. Além disso, destacou que o fato de o seminário ser gratuito o tornou bastante acessível. Ainda segundo o professor, “a troca com os colegas de diferentes áreas permitiu construir sentidos para a necessidade de políticas educacionais mais coerentes para o aluno da educação básica e da escola contemporânea”.

Uma mesa-redonda com o tema “ Práticas de escrita na escola mediada”, comandada pelo professor Marcello Marcelino (Unifesp) e composta pelos professores Orlando Vian Junior (viés linguístico) e Renata Philippov (viés literário), ambos também da Unifesp, encerrou o II Seliv.

O encontro foi financiado pela reitoria e contou com a colaboração do Câmpus Suzano e do governo do estado de São Paulo.

Seliv em números – O Seminário teve 316 inscritos. Foram aceitos 59 trabalhos para apresentação de pôsteres e 89 trabalhos aceitos para comunicação oral.

Para saber mais sobre o evento clique aqui.

Marta Esteves (Secretária de Educação de Campos do Jordão), Walter (Diretor Geral do IFSP - CJO), Silmário (Pró-reitor de Administração do IFSP)  e Stefanie (Presidente do II SELIV).
Marta Esteves (Secretária de Educação de Campos do Jordão), Walter (Diretor Geral do IFSP - CJO), Silmário (Pró-reitor de Administração do IFSP) e Stefanie (Presidente do II SELIV).