Você está aqui: Página inicial > Notícias > Reitoria do IFSP faz rodada de reuniões para tratar PECs

Reitoria do IFSP faz rodada de reuniões para tratar PECs

Reitoria organizou uma ação para enviar representantes em quase todas as unidades do IFSP.

• Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 17h53
  • Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 18h32

Como forma de oferecer apoio e informações aos 36 câmpus nas suas atividades de planejamento, a reitoria do IFSP organizou uma ação para enviar representantes em quase todas as unidades. Entre os temas abordados nos encontros estão a Medida Provisória 914/2019, os Projetos de Emenda à Constituição conhecidos com Emergencial, dos Fundos Públicos e Pacto Federativo. Essas compõem o chamado Plano Brasil Mais, do Governo Federal.

“Foi um momento importante em dialogar com os administrativos e docentes, pois as propostas em trâmite impactam diretamente a vida de todos”, explicou o reitor, Eduardo Modena, que esteve na cidade de Campos do Jordão e Jacareí fazendo a apresentação.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o reitor do IFSP debaterá o tema em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).De acordo com a reitoria, a ação foi extremamente positiva, pois municiou as unidades com informações que atingem diretamente o planejamento de duas ações no ano. Está previsto para o dia 12 uma reunião, com os mesmos temas, com os servidores que atuam na reitoria. O tema ainda será abordado com o diretores dos câmpus no dia 14, quando haverá reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), em Campinas. Com os membros do Conselho Superior (Consup), o tema será debatido no dia 20, em um reunião extraordinária.

“Dada a enorme importância das modificações propostas nas PECs estamos numa mobilização em todo o país, e em várias entidades, para podermos apresentar ao Congresso Nacional as implicações nos institutos federais”, explicou Modena.

LOA

Nos encontros com os servidores nos campis, a equipe da reitoria apresentou a Lei Orçamentária Anual (LOA) e suas novidades para 2020. Na peça orçamentária foi estabelecido o envio de 60% dos recursos oriundos ao IFSP, sendo 40% retido numa figura orçamentária conhecida como TOMO II. De acordo com a direção do Instituto, a medida é preocupante, pois reduz em muito os recursos e ainda atinge os vencimentos dos servidores por meio do TOMO II. O percentual de 40% dos recursos só virão para o Instituto após aprovação do Congresso, em agosto desse ano.

EMENDAS

A PEC Emergencial nº 186/2019, trata entre, outras coisas, da chamada Regra de Ouro, em que as despesas obrigatórias (no caso a folha pagamento), mais as despesas discricionárias (funcionamento da máquina pública) não poderá ultrapassar a arrecadação. Na aplicação da Regra de Ouro, a proposta prevê que não haverá mais promoções dos servidores, veda a realização de concursos públicos e criação de cargos, reduz a carga horária dos servidores em até 25% e os vencimentos na mesma proporção, veda ampliação e concessão de benefícios e caso haja excedente de arrecadação será usado para pagamento da dívida pública.

Outra proposta do Governo, em tramitação no Congresso, é a PEC dos Fundos Públicos (187/2019). Entre outras ações, ela visa acabar com alguns fundos que hoje arrecadam recursos que são passados para a Educação. Entre os anunciados pelo Governo estão: Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo, o Fundo de Garantia para Promoção da Competitividade e o Fundo Especial de Treinamento e Desenvolvimento e, ainda, a extinção o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Todos estão ligados a C,T&I (Comunicações, Tecnologia e Informação).

A outra medida do Governo Federal é a chamada PEC do Pacto Federativo (188/2019). Essa ação visa unificar o percentual obrigatório hoje a União, estados e municípios a serem aplicados na Saúde e Educação. Na legislação vigente, os estados e municípios ficam obrigado a usar 25% da receita arrecadada com impostos com educação, para a União esta parcela é de 18%. Para a Saúde, os estados o valor é de 12% da receita e para municípios é de 15%. Com a PEC, haverá um percentual a ser aplicado, mas o montante em cada uma das áreas serão definidos pelo gestor e não mais por força de lei.