Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cinedabate live apresenta “Brasil Crioulo”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cinedabate live apresenta “Brasil Crioulo”

Brasil Crioulo é um capítulo da série “O Povo Brasileiro”, que recria a narrativa do antropólogo Darcy Ribeiro

  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h36
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 17h57

O Cinedabate live desta semana apresenta o capítulo “Brasil Crioulo”, da série “O Povo Brasileiro”. A produção recria, em linguagem televisiva, a narrativa do antropólogo Darcy Ribeiro. A live será realizada nesta sexta-feira (12), às 18h30.

O professor Leonardo Borges da Cruz, do Campus Salto, fará a apresentação da live, que tem como convidada a diretora da série, Isa Grinspum Ferraz. 

Sinopse: Em "O Povo Brasileiro", o antropólogo Darcy Ribeiro nos conduz pelos caminhos da nossa formação como povo e nação. Afinal, quem são os brasileiros? Que matrizes nos alimentaram? Que traços nos distinguem? A série é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro em linguagem televisiva. Os programas, de 26 minutos cada discutem a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro, depoimentos de Antonio Cândido, Luis Melodia e Antonio Risério, entre outros, e a participação especial de Chico Buarque e Tom Zé, os dez programas da série discutem nossas origens, nossos percursos históricos, nossos temas e problemas, nossas perspectivas de futuro. Em 1995, lendo os primeiros capítulos dos originais de "O Povo Brasileiro", Isa Grinspum Ferraz sugeriu a Darcy Ribeiro (1922-1997), com quem colaborou por 13 anos, que contasse aquela história para mais gente, em programas de televisão. Apesar de já muito doente, Darcy aceitou a provocação e, por quatro dias, tornou-se ator de um grande depoimento sobre a formação cultural d’O Povo Brasileiro.

Lembrando que  o filme não é exibido na hora do debate, então quem ainda não assistiu e deseja participar das discussões pode acessá-lo antes no link disponível aqui. O Cinedebate Live será exibido pelo  canal do IFSP no YouTube.

 Sobre o Cinedebate Live

A pró-reitoria de Extensão do  IFSP (PRX) está promovendo um  bate-papo virtual com diretores de curtas e longas-metragens, por meio do Cinedebate Live. As conversas acontecem todas as sextas, às 18h30, A cada semana um professor do IFSP será convidado para a presentar a live.

De acordo com Priscila Aquino, coordenadora de ações socioculturais da PRX, a atividade tem o objetivo de aproximar os estudantes do IFSP das atividades de audiovisual que a pró-reitoria vem promovendo desde 2017, em parceria com o Festival Entretodos. Ela ressaltou que este período de quarentena é um momento propício para se discutir filmes e abrir diálogos, já que as obras audiovisuais estão sendo tão procuradas nesses dias de isolamento.

Segundo Priscila, o Cinedebate Live também pode colaborar com os estudantes e servidores que queiram submeter curtas para o II Festival de Curtas-metragens de Cidadania e Diretos Humanos do IFSP, que está com inscrições abertas até 22 de junho.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página