Você está aqui: Página inicial > Notícias > Projeto de Cubatão concorre ao Prêmio Destaque Educação 2020

Projeto de Cubatão concorre ao Prêmio Destaque Educação 2020

Os projetos com mais likes no Facebook do Educa Week vão à próxima etapa;  dê seu like até quinta

• Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 12h08

O projeto "Monitoria de Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA", do Câmpus Cubatão, está concorrendo ao Prêmio Destaque Educação 2020, na Educa Week deste ano. Na primeira etapa de seleção, o vídeo do projeto é postado no Facebook do evento para ser visualizado e receber likes. Os projetos cujos vídeos receberem mais likes passarão para a próxima etapa. Para votar no projeto do IFSP, os likes devem ser dados até amanhã, 16 de julho, na página do Facebook do Educa Week. Clique aqui e vote!

Coordenado pela professora de matemática Maria Jeanna dos Santos Oliveira, com monitoria da aluna licencianda na área Kamilla Andrade, o projeto concorrente foi iniciado de forma presencial em 6 de março, um pouco antes da quarentena. Com a pandemia, foi adaptado e teve continuidade de forma remota, por meio de um grupo de estudo no Whatsapp, no qual os alunos apresentavam suas dúvidas e sugestões e eram devidamente amparados.

Jeanna conta que inicialmente o atendimento online era realizado a qualquer hora do dia, independentemente do dia da semana: “quando o aluno chamava já corríamos para atendê-lo; era gratificante quando um aluno solicitava o nosso atendimento”, conta. Com o passar dos dias, porém, os acessos foram diminuindo; pensando em resgatar os contatos com os alunos, surgiu a ideia do evento online Simulado Encceja.

Funciona assim: de forma interdisciplinar, por meio de vídeoconferência (RNP), a cada semana um professor de uma disciplina diferente resolve e discute questões das provas do Encceja disponibilizadas pelo Inep. O evento acontece semanalmente, no mesmo horário das aulas da EJA, às 19h, para que os alunos se sintam em aula. Integrantes da comunidade externa também pode participar, inclusive aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam fazer uma revisão de conteúdo.

Para cada simulado, a coordenação de Extensão do câmpus propícia a certificação digital de uma hora aos participantes e palestrantes. A divulgação tem sido realizada pela Comunicação do câmpus no site e nas mídias sociais, e vem sendo compartilhada por alunos, servidores e comunidade. Com essa divulgação, e por ser online, o evento tem contado inclusive com participações de pessoas de outras regiões de nosso país.

Prêmio Destaque Educação – Criado para identificar e reconhecer experiências de sucesso na educação, a premiação dá visibilidade a iniciativas de professores, coordenadores e diretores que promovem melhoria no aprendizado e na vida de alunos, pais e funcionários de escolas públicas e privadas. Em sua segunda edição, a premiação reconhecerá experiências no período da Covid-19. São sete categorias, e os dez finalistas de cada uma delas receberão certificados. O projeto do Câmpus Cubatão concorre na categoria Ensino Médio. O primeiro colocado de cada categoria ganhará o curso “O professor na era digital”, do Iteduc (Institute of Technology and Education).

Educa Week – Considerado o maior evento de educação básica do Brasil, o Educa Week de 2020, que acontece até 19 de julho, foca nos desafios da educação básica pós-pandemia, sempre orientado para a promoção da educação que prioriza o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional do século 21. Segundo Jeanna, a intenção de participar da Educa Week  é divulgar o projeto do Câmpus Cubatão de forma que a ideia seja compartilhada e possa inspirar outras pessoas e instituições a desenvolvê-la.