Você está aqui: Página inicial > Notícias > Aplicativo calcula distanciamento adequado em salas de aula

Aplicativo calcula distanciamento adequado em salas de aula

Ferramenta é  criada em parceria por pesquisadores do IFSP, da Unifesp e da UEM

• Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 14h54
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h07

Os professores Juliano Bortolete, do Câmpus Itaquaquecetuba, e Thiago Siqueira, do Câmpus Campos do Jordão, participam da equipe de desenvolvimento do aplicativo-web Sala Planejada. A ferramenta gratuita é fruto de uma parceria que envolve pesquisadores do IFSP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo é auxiliar gestores educacionais a fazer um distanciamento adequado entre carteiras nas salas, quando for autorizada a retomada segura de aulas presenciais no Brasil, seja em educação básica ou no ensino superior.

De acordo com o professor Juliano, a ferramenta não pode ser utilizada isoladamente como estratégia para o retorno às atividades acadêmicas. Segundo ele, é descrito, no próprio aplicativo, que a solução tecnológica não resolve outros problemas inerentes ao fluxo da volta às aulas, que constituem variáveis igualmente fundamentais para garantir a segurança de todos, sendo necessário um planejamento adequado do contexto mais geral.

Segundo os idealizadores, embora o foco do aplicativo seja voltado para o planejamento de salas de aulas, os recursos desenvolvidos podem ser utilizados em vários outros contextos. Por exemplo, a disposição de assentos em anfiteatros e estádios, mesas em restaurantes, cadeiras em salas de espera de hospitais, entre outros. Para fazer o cálculo, o usuário deve preencher os parâmetros solicitados nos respectivos campos, sendo que é fundamental saber previamente as dimensões da sala e de cada carteira ou assento.

Além dos professores do IFSP, participam do projeto Sala Planejada os seguintes pesquisadores: Francisco Sobral (UEM); Luís Felipe Cesar da Rocha Bueno (coordenador), Antônio Augusto Chaves, Frederico Pelogia, Gustavo Collaço, Horacio Hideki Yanasse, Luiz Leduino de Salles Neto, Marcos Magueta, Renan Brito Butkeraites e Tiago Silva, da Unifesp. Eles submeteram um resumo da Sala Planejada para a seção especial sobre covid-19 do 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

Observação: não há, por parte do IFSP, previsão de retorno às atividades de ensino de modo presencial. O Instituto considera que iniciativas como o projeto Sala Planejada são importantes para o planejamento seguro, quando houver essa possibilidade, o que depende dos desdobramentos da pandemia e está condicionado à segurança de toda a comunidade acadêmica.