Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP tem aumento de cota e bolsa inédita junto ao CNPq

IFSP tem aumento de cota e bolsa inédita junto ao CNPq

Aumento demonstra reconhecimento às pesquisas desenvolvidas no IFSP

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 13h49
  • Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 22h12

O IFSP recebeu aprovação inédita no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, tendo aumento no número total de bolsas em 2020.

Após a submissão da documentação necessária para participação nos editais de seleção de instituições interessadas em ofertar os programas PIBITI, PIBIC, PIBIC-EM (destinado ao ensino médio) e PIBIC-Af , o IFSP foi aprovado em todos os editais.

A aprovação representa um aumento de 52 para 74 bolsas CNPq, no total, como mostra a tabela abaixo.

Bolsas CNPq

2018-2020

PIBITI

33

30

PIBIC

12

PIBIC-EM

7

31

PIBIC-Af

0

1

52

74

Segundo a diretora de Pesquisa da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Karina Maretti Strangueto, a aprovação nos editais demonstra o reconhecimento do CNPq em relação às ações realizadas pelo IFSP. “É a primeira vez que somos contemplados no edital PIBIC-Af, o que mostra que, além de reconhecer, o CNPq considera relevantes os trabalhos relacionados às ações afirmativas na Instituição.”

O maior aumento de bolsas se deu junto ao ensino médio, de 7 para 31. “Mesmo em num momento no qual as verbas são tiradas da pesquisa no País, tivemos um aumento no número de bolsas no IFSP, o que representa o reconhecimento da pesquisa que desenvolvemos”, comemora Karina.

Esse resultado é fruto do empenho dos pesquisadores e bolsistas, assim como do desenvolvimento institucional da Pesquisa no IFSP, já que o CNPq considera informações sobre corpo discente, corpo docente, número de grupos de pesquisa e atividades de Iniciação Científica institucionais, assim como a qualidade dos trabalhos apresentados em eventos científicos, para atribuir uma nota e classificar as instituições que receberão as bolsas.

Além da inédita bolsa PIBIC-Af, a pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP já havia preparado a oferta de sete bolsas PIBIFSP-Af para 2020-2021, bem como complementou em R$ 239.399,96 o orçamento das bolsas PIBIFSP dos câmpus, em março e junho de 2020, o que representa cerca de 35 bolsas de 9 meses e outras 48 bolsas de 6 meses de duração.

Karina Strangueto lembra que, além da complementação das bolsas ofertadas aos alunos do IFSP, parte dos pesquisadores recorre diretamente às instituições de fomento, como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), para demandar recursos.