Você está aqui: Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o curso de Extensão Educação e Exceção: os riscos do "novo normal"

Encontros serão realizados entre os dias 6 de outubro e 10 de novembro, por videoconferência

• Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h47
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 13h33

Estão abertas, até o dia 25 de setembro, as inscrições para o curso de Extensão Educação e Exceção: os riscos do "novo normal". A ação é coordenada pela professora Maria Patrícia Candido Hetti, do Câmpus São Paulo, numa parceria com a Repu - Rede Escola Pública e Universidade.

De acordo com a coordenadora, o objetivo do curso é proporcionar um espaço de formação em torno de questões da atualidade, no contexto de uma Pandemia que vem reconfigurando a oferta educacional e sinalizando a possibilidade de produção de um “novo” normal num futuro próximo. A conjuntura atual será abordada a partir dos fundamentos das ciências humanas, com a retomada de conceitos essenciais tais como a natureza do próprio processo de educar e ensinar, eclipsada por uma racionalidade neoliberal e tecnicista crescente, cada vez mais enraizada na exterioridade das políticas educacionais e na interioridade das subjetividades humanas.

Segundo Hetti, o curso tem como público-alvo professores, alunos de graduação e agentes atuantes em organizações sociais. Para obter o certificado de participação é preciso realizar inscrição por meio de formulário eletrônico, mas as videoconferências serão abertas a todos.

O curso ocorrerá entre os dias 6 de outubro e 10 de novembro, e os encontros serão realizados às terças-feiras,  das19h às 21h. Confira a programação:

06/10 Educar em Tempos de Pandemia: O que é uma aula? Patricia Hetti e Sérgio Stocco

13/10 Educação ou Aprendizagem? A nova gramática da política educacional Silvio Carneiro e Fúlvio Gomes Terceiro

20/10 Ead e Ensino Remoto: agentes privados e o “novo” normal Marina Avelar e Maíra Ferraz

27/10 Reforma do Ensino Médio: Cadê o conhecimento que estava aqui? Ana Paula Corti e Debora Goulart

03/11 BNCC e Currículo centralizado em Tempos de Pandemia Fernando Cássio e Daniel Maldonado

10/11 Financiamento Educacional e os embates para a garantia da educação pública Salomão Ximenes