Você está aqui: Página inicial > Notícias > Aluna é premiada em congresso da Sociedade de História da Ciência

Aluna é premiada em congresso da Sociedade de História da Ciência

Estudante do Câmpus São Paulo recebeu prêmio de "melhor pôster de Iniciação Científica"

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 10h21
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 12h00

A estudante Nathália Miwa Arasaki Menezes Freitas, do curso de Licenciatura em Química do Câmpus São Paulo, recebeu o prêmio de "melhor pôster de Iniciação Científica" em evento organizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17 de novembro, durante o encerramento do 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, em sessão online. Conheça os premiados aqui

O "Prêmio SBHC de Iniciação Científica" foi concedido à Nathália pelo trabalho intitulado "Contribuições de Harriet Brooks à Tabela Periódica", no qual ela divulga a exposição que elaborou com dezenas de versões históricas da Tabela Periódica e aprofunda um estudo de caso sobre a canadense Harriet Brooks (1876-1933), que foi aluna de mestrado de Ernst Rutherford (1871-1937) no início do século XX e teve um importante papel nos estudos que levaram à descoberta do elemento radônio.

A pesquisa em História da Ciência que Nathália conduz sob orientação do professor José Otavio Baldinato tem caráter documental e envolve a localização e análise de artigos originais, dados biográficos e registros de correspondência, além de uma reconstrução contextual do momento histórico retratado.

Os primeiros resultados ressaltam questões de pesquisa ligadas às emissões radioativas há pouco estudadas por Marie Curie e as técnicas de análise da difusão de gases, conduzidas por Brooks e Rutherford, que levaram à caracterização do novo elemento químico, radônio. O acompanhamento dos registros disponíveis sobre Brooks também revelam questões sensíveis à participação das mulheres na ciência. Os planos de doutorado de Brooks foram, aparentemente, afetados pelo casamento e a sua produção acadêmica minguou após a mudança do Canadá para a Inglaterra, ainda que suas pesquisas iniciais continuassem recebendo citações em publicações posteriores de Rutherford. O final dessa história ainda está sendo interpretado pela Nathália e deverá ser apresentado em novos congressos e artigos.

Veja aqui o pôster premiado pela aluna Nathália.

Clique aqui para ver a exposição "Visões da Lei Periódica", concebida e realizada neste projeto de IC.