Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa realiza evento sobre Comunicação Científica  
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa realiza evento sobre Comunicação Científica  

Evento será certificado e transmitido pelo YouTube nesta quarta, 5, às 19h35; acompanhe aqui  

  • Publicado: Quarta, 05 de Mai de 2021, 13h51
  • Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 14h22
  • Acessos: 7071

O grupo de pesquisa aCOMTECe, do Câmpus São João da Boa Vista, lança, nesta quarta-feira, 5, às 19h35, o livro Linguística Cognitiva e Comunicação Científica, durante evento online que reunirá conteúdos literários, musicais e referências sobre educação científica e mundo editorial. Acompanhe a transmissão do evento aberto e gratuito aqui

Formado por alunos, ex-alunos, docentes e bibliotecários do câmpus, o grupo que pesquisa a Comunicação e a Popularização da Ciência, coordenado pela docente Rosana Ferrareto, é vinculado ao CNPq.   

Segundo a docente, o livro Linguística Cognitiva e Comunicação Científica (Editora Pontes), elaborado de forma coletiva, funciona como um mapa para outros grupos de pesquisa, estudantes e interessados na ciência, uma vez que oferece ferramentas e teorias sobre os grandes temas tratados: a linguagem, a pesquisa científica, a tecnologia aplicada à pesquisa e à comunicação da ciência.  

Giovana Armidoro Rabelo, ex-aluna do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e membra do grupo de pesquisa, afirma que “ter a oportunidade de participar desse projeto é um privilégio, é ter a chance de colaborar com a ciência e com a formação de cientistas. A missão do aCOMTECe é garantir que a produção, a comunicação e a difusão da ciência aconteçam a partir da educação e, através dessa obra, compartilhamos um pouco dessa jornada multidisciplinar e inspiradora” 

Para o lançamento da obra, será realizado um evento com transmissão pelo canal do Youtube do laboratório do grupo de pesquisas, o Laletec. Estão previstas participações de grandes nomes do mundo da educação científica, como Gilson Volpato, e do mundo editorial, como Antônio Suárez Abreu. A programação também trará conteúdos literários, musicais e a presença de parceiros de jornada do grupo aCOMTECe, representantes do IFSP, da Unifae, da Unifeob, da Unesp e da comunidade externa, como o coletivo Café com Ideias e o Equilibrio Psíquico. O evento é aberto, certificado e gratuito.   

Sobre o aCOMTECe  

O grupo de pesquisas busca educar cientistas para a vida, fazendo da pesquisa científica e da comunicação científica processos de aprendizagem; estimula a formação integral de novos estudantes pesquisadores e tem como valores a integração, a colaboratividade, a empatia, a autonomia, a inovação e a internacionalização. Rosana Ferrareto reforça que "a colaboratividade entre cientistas das exatas, humanas e biológicas gera conhecimento sobre o mundo natural e social, a partir do estudo da teoria, para gerar pensamento crítico, e do uso de ferramentas tecnológicas, para viabilizar aplicações”.  

Atualmente o aCOMTECe é formado pelos seguintes integrantes: Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues (docente Letras), Gustavo Aurélio Prieto (docente Informática), Maria Carolina Gonçalves (bibliotecária), Rafael Ruggi (egresso), Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa (egresso), Guilherme Henrique Alberto (egresso), Silas Martins Barbosa (egresso), Fabiana Cristina Gimenes Moraes (aluna Especialização Humanidades), Gabriel Evaristo Santana da Silva (aluno Ciência da Computação), Alexandre Bueno Santa Maria (docente Letras), Lucas Souza Teixeira (aluno Sistemas para Internet), Matheus Sardeli Malheiros (egresso), Giovana Armidoro Rabelo (egresso), Nicholas Gomez Zilli Castro (aluno Ciência da Computação), Bruna Liberali Zanelli (egressa), Marcelo dos Santos (aluno Especialização Informática Educação), Vitória Matheus Barbosa (aluna Sistemas para Internet) e Vânia Gomes (aluna Especialização em Informática na Educação).   

 Outras informações sobre o grupo podem ser acessadas na página www.acomtece.sbv.ifsp.edu.br e nas redes sociais @acomtece. 

Integrantes do grupo de pesquisa
registrado em:
Fim do conteúdo da página