Você está aqui: Página inicial > Notícias > Congresso sobre ações afirmativas no Brasil recebe submissões de trabalhos

Congresso sobre ações afirmativas no Brasil recebe submissões de trabalhos

Estudantes do Ensino Médio podem submeter pôsteres até 6 de agosto

• Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 18h30
  • Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 18h30

Estão abertas as inscrições para o IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) da região Sudeste, que ocorre entre 18 a 23 de setembro. Este ano o evento tem como tema “Ações afirmativas no Brasil: projeto de nação antirracista”, ele congrega atividades em apresentações de trabalhos acadêmicos, além de conferências, minicursos, oficinas e atividades culturais. Esta edição será sediada pela Unicamp e realizada de forma virtual. O IFSP, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) é um dos organizadores do congresso.

Estudantes do Ensino Médio, participantes de projetos de Iniciação Científica, poderão inscrever no evento e submeter pôsteres na Jornada de Iniciação Científica (IC) ABPN e SIECTI gratuitamente até 6 de agosto. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do evento https://www.copenesudeste2021.abpn.org.br/site/capa.

O Copene, evento encabeçado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e tem como objetivo reunir pesquisadores, representantes do movimento negro, profissionais da educação para debater, analisar e refletir na perspectiva das ações afirmativas: a educação pública, a diáspora e o processo de constituição de novas epistemologias, como elementos centrais na construção de um projeto de nação antirracista.

Os Copenes regionais acontecem em cada uma das cinco regiões do país, nos anos ímpares. Já o Copene nacional ocorre em anos pares, desde o primeiro evento, em 2000. Por conta da pandemia, o XI Copene nacional está sendo realizado também em 2021.