Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Alunas de Bragança conquistam o ouro na 13ª Olimpíada de História
Início do conteúdo da página

Alunas de Bragança conquistam o ouro na 13ª Olimpíada de História

A equipe concorreu com cerca de 14 mil equipes na Olimpíada de História do Brasil

  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 20h03
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h47
  • Acessos: 8122

As estudantes Aline Gonçalves de Paula, Geovanna Caroline Rodrigues e Maria Gabrielle Minnitti Honório Soares, integrantes da equipe "1499" e estudantes do 3º Ano do Técnico Integrado em Informática do Câmpus Bragança Paulista, conquistaram a medalha de ouro na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pelo Departamento de História da Unicamp.

A ONHB vem se consolidando como uma das principais Olimpíadas Científica do país. Ela é composta por seis fases onde os estudantes participam em equipes formadas por três estudantes (que estejam cursando os dois últimos anos do ensino fundamental ou o ensino médio de escolas públicas e particulares) mais um professor-orientador onde respondem questões e realizam tarefas nas quais fazem uma análise de diversos tipos de documentos históricos, como livros, cartas, imagens, músicas, dentre outros, permitindo que os mesmos aprofundem a relação do passado com o presente, de forma bastante problematizada, desafiadora e crítica, além de possuir um caráter fortemente interdisciplinar.  

A 13ª edição ocorreu de forma totalmente on-line devido às restrições impostas pela pandemia e contou com a participação de quase 14 mil equipes de todos os estados da federação, tendo como temas tratados o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o Bicentenário da Independência do Brasil e seus significados nos dias de hoje, a qual foi a temática central das duas últimas fases e da prova final. Participaram da final 414 equipes de 99 cidades de todos os estados, as quais concorreram a 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A cerimônia de premiação ocorreu no último domingo, dia 12 de setembro. 

O Câmpus Bragança na ONHB

O Câmpus Bragança Paulista participa da ONHB desde 2018. Em 2021, foram inscritas 17 equipes do câmpus, formadas por estudantes dos três anos dos cursos Técnicos Integrados, acompanhadas pelo professor-orientador Adriano Henriques Machado e apoiadas pelo estudante Lucas Nakazawa Gomes, do 3º Integrado em Mecânica, monitor do Projeto de Ensino que aborda a ONHB. 

No Câmpus Bragança Paulista a participação e o envolvimento dos estudantes vêm crescendo a cada ano, demonstrando o caráter múltiplo e interdisciplinar do Ensino Médio Integrado, com destaque para a importância das ciências humanas na formação crítica e cidadã. A primeira medalha conquistada na ONHB pode inspirar mais alunos a participarem desta e de outras Olimpíadas do Conhecimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página