Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP sedia reunião das comissões do Forplan do Conif

IFSP sedia reunião das comissões do Forplan do Conif

O encontro presencial aconteceu entre os dias 20 e 24 de setembro

• Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 16h53
  • Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 21h48

O Fórum de Planejamento e Administração (Forplan) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi realizado no IFSP entre os dias 20 e 24 de setembro. O IFSP sediou o encontro, que aconteceu presencialmente, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Neste ano, o fórum realizou uma imersão na Metodologia da Matriz Conif (Matrículas/Tipificação), promovendo a avaliação da Matriz, definida pela Setec para 2022, a partir de uma historização da Matriz Conif. “Analisamos as matrizes passadas, para apresentar um diagnóstico da matriz vigente em 2022 e propor melhoras para a matriz de 2023”, explica o pró-reitor de Administração, José Roberto Silva.

Participaram do encontro integrantes das comissões de Tipificação e de Orçamento. A equipe do Fórum tem a missão de analisar e propor a melhoria na distribuição dos recursos que a rede federal vem disponibilizando para manter as 37 instituições e o Colégio Pedro II, que integram a Rede, de modo a equalizar os recursos.

A reunião teve duas frentes: na primeira foi feita uma atualização da matriz e da metodologia para a integração de novos membros ao grupo, e foi explicada a mudança da matriz e das metodologias adotas na matrícula, quanto ao cálculo na tipificação e ao cálculo dos pisos; na segunda, fez-se o trabalho de manualização de novas etapas da matriz, criando um repositório comum, ao qual todos podem ter acesso.

Segundo o pró-Reitor de Administração do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, foi realizado o processo de revisão e atualização da matriz e também a escrita da metodologia que calculou o orçamento de 2022, para que qualquer servidor possa entender a metodologia adotada no cálculo do orçamento de 2022.

“É um prazer para o IFSP receber esse encontro, após quase dois anos sem reuniões presenciais. Ao final do fórum apresentaremos ao Conif um balanço do que foi realizado em 2021 e uma proposta para 2023”, avalia Silva. O trabalho dessa comissão subsidia o trabalho dos reitores da Rede.

Matriz Conif

É uma metodologia que utiliza o conjunto de dados acadêmicos, extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, do MEC. São observados quesitos como carga horária, número de alunos matriculados e os custos com implementação e manutenção de cursos. Também é considerado o valor acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município onde a unidade está inserida para a definição dos recursos orçamentários.