Você está aqui: Página inicial > Notícias > Integração facilita acesso a obras disponíveis na Biblioteca do IFSP

Integração facilita acesso a obras disponíveis na Biblioteca do IFSP

O IFSP realizou, em outubro, a integração com o Software Pergamum – Gerenciador de Acervo Bibliográfico da Rede de Bibliotecas da Instituição. A ação facilita o acesso e o uso da Biblioteca Virtual Universitária (BVU) e das Normas Técnicas ABNT (NBR) e MERCOSUL (AMN).

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 11h44

O coordenador de bibliotecas do IFSP, Luís Carlos Pereira, explica que até então a busca na biblioteca era feita por meio do Suap. “Hoje, por meio de um único acesso, alunos e servidores têm acesso a todo o conteúdo em uma única consulta. É possível verificar as obras disponíveis nas 36 bibliotecas da Instituição, as quais podem ser emprestadas pessoalmente, além de ter o conteúdo digital das Normas Técnicas ABNT (NBR) e MERCOSUL (AMN).  Isso agiliza muito a vida de todos, pois passam a ter acesso a todo o acervo no mesmo ambiente de pesquisa e de qualquer lugar que estiver. É uma conquista da Instituição, visto que é uma demanda de todos os câmpus do IFSP”, comemora.

Hoje, existem 6.300 títulos em e-book disponíveis na biblioteca virtual, além de 12 mil normas técnicas ABNT (NBR) e MERCOSUL (AMN) disponíveis por meio do Target GedWEB.

Foram realizados estudos de viabilidade tecnológica entre Coordenadoria de Bibliotecas - CBI e a Diretoria Adjunta de Compras - DaCT, para atender a (IN) nº 04/2014 STI/MP. A iniciativa também visa ao cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI do IFSP.

A ação foi resultado da parceria entre a Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), por meio da Coordenadoria de Bibliotecas (CBI), a Diretoria Adjunto de Compras de Tecnologia (DaCT) e a Pró-reitoria de Administração (PRA), e também da parceria com o Pergamum, Target GedWEB, Pearson Education do Brasil e a todos os bibliotecários do IFSP.

Como  acessar

O acesso ao Pergamum pode ser feito por meio do link http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/. Todos os alunos e servidores estão cadastrados no sistema. Os alunos podem realizar o login com o número do prontuário e a senha do Suap ou do Sistema Aurora. Os servidores também utilizam o número do prontuário e a senha do e-mail institucional para realizar o login.

O público externo pode acessar as obras disponíveis no IFSP, mas deve ir pessoalmente a uma das bibliotecas da Instituição para ter acesso ao conteúdo de interesse.