Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP participa de ação integrada de mobilização no “Dezembro Vermelho”

IFSP participa de ação integrada de mobilização no “Dezembro Vermelho”

O evento será transmitido pelo  Canal Youtube IFNMG

• Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 11h22
  • Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 11h22

No dia 09 de dezembro, às 15h, o IFSP, juntamente com outros institutos federais, realizará um evento em alusão ao “Dezembro Vermelho”, um marco na mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha está sendo realizada em uma ação integrada com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas), IFFAR (Instituto Federal Farroupilha), IFBaiano (Instituto Federal Baiano), IFBA (Instituto Federal da Bahia), IFRR (Instituto Federal de Roraima), IFPB (Instituto Federal da Paraíba), IFAL (Instituto Federal de Alagoas), IFS (Instituto Federal de Sergipe) e IFSertão (Instituto Federal do Sertão Pernambucano).

O evento, que será transmitido online pelo IFNMG, contará com a participação do doutor Almir Santana, médico e professor sergipano conhecido pela luta na conscientização do Programa Estadual de DST/Aids há mais de 30 anos, além de ser pioneiro no atendimento a pacientes com HIV. A mediação do evento será realizada pela doutora Anna Carolina Le Campion, do IFAL.

O “Dezembro Vermelho” foi instituído pela Lei 13.504/2017 e, desde então, busca promover a conscientização, prevenção, assistência e conhecimento sobre o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O doutor Ricklay da Silva Moraes, médico perito do IFPR, ressalta a importância de eventos como esse, pois estima-se que existam mais de 38 milhões de pessoas vivendo com o HIV e ainda há muita desinformação sobre o assunto. “Neste mês, que marca o final de um ano tão conturbado para a saúde mundial, precisamos deslocar nossa atenção para um outro vírus e para a doença e as mortes que ele provoca. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde, a infecção pelo HIV causou mais de 33 milhões de mortes até o momento. A boa notícia é que há prevenção e tratamento. Existem formas seguras de se relacionar, assim como há terapia eficaz para o controle da doença. Entretanto, ainda temos uma outra batalha a enfrentar: aquela contra o preconceito e os tabus. Então, neste ‘Dezembro Vermelho’, faço um apelo: conscientize-se e lute contra a AIDS. Assista entrevistas e lives a respeito, informe-se nos serviços de Saúde, converse com os profissionais que cuidam da sua saúde. O conhecimento protege a todos e combate o preconceito, sempre”, finalizou.