Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Projeto de extensão resulta em livro sobre gestão das bacias hidrográficas
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão resulta em livro sobre gestão das bacias hidrográficas

Publicação conta com a participação de 26 autores, brasileiros e australianos 

  • Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 14h32
  • Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h43
  • Acessos: 9261

O projeto de Extensão “Práxis educativa na Gestão Sustentável dos Recursos hídricos”, elaborado pelas professoras Vassiliki Boulomytis e Janice Peixer do Câmpus Caraguatatuba, foi selecionado por meio do Edital nº 196/2020 da Pró-Reitoria de Extensão e implementado junto à comunidade em 2020 e 2021. Seu objetivo era apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos para a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos, protagonizada pelos jovens, baseada nos aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos.  

Dentre as ações do projeto estava a elaboração de uma cartilha, que acabou se tornando um livro, para disseminar conhecimentos e auxiliar no processo de tomada de decisão dos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 

Organizadora e autoras do IFSP que participaram da equipe: Professoras Vassiliki e Janice e alunas Thalita e Urânia (da esquerda para a direita)

 

O livro "Gestão Sustentável das Bacias Hidrográficas: Cenários do Brasil e da Austrália" foi organizado pela professora Vassiliki Boulomytis e contou com a participação de 26 autores, brasileiros e australianos, incluindo duas alunas Thalita Panegassi Caporali e Urânia Tuan Cardozo, do 4º ano de engenharia civil do Câmpus Caraguatatuba, que haviam sido bolsistas no projeto de extensão. Além dos autores, o livro contou com a colaboração de revisores, pareceristas, ilustradores e diagramadores.  

De acordo com a organizadora, foram elaborados oito capítulos sobre temáticas relevantes para os gestores de bacias, entre eles, segurança hídrica, gestão de conflitos pelo uso da água e bioindicadores. “Um aspecto inovador do livro, é que ele conta com vários estudos de caso que mostram a realidade dos dois países envolvidos, Brasil e Austrália”, relata Vassiliki.   

O livro é digital e apresenta diversos QR Codes para oferecer aos leitores a possibilidade de complementar o seu conhecimento com o uso de outros materiais. O livro será disponibilizado no site institucional da Editora do IFSP (EDIFSP), gratuitamente, a partir do dia 18 de dezembro.  

O evento de pré-lançamento do livro Gestão Sustentável das Bacias Hidrográficas: Cenários do Brasil e da Austrália ocorreu na segunda-feira (06) e foi transmitido por meio do canal do YouTube da TWRA – Tropical Water Research Alliance (Aliança Tropical de Pesquisa da Água). A programação contou com a presença de representantes do IFSP, TWRA, Embaixada da Austrália no Brasil, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, além de autores brasileiros e australianos. O público pode acessar a transmissão aqui  

Segundo a professora Vassiliki, gerenciar o trabalho de uma equipe tão multidisciplinar, de diferentes instituições e países, foi algo muito desafiador, principalmente para conciliar a disponibilidade dos autores ao cronograma, visto que o ano tem sido atípico, com ritmo acelerado e muito mais atribulado, particularmente para os professores. No entanto, ela destaca que o trabalho voluntário e comprometido da equipe a motivou para buscar alternativas, superando assim todos os obstáculos que ocorreram ao longo do percurso. Para ela, o sentimento agora é de satisfação, em poder colaborar com a disseminação de conhecimento para a gestão eficiente e sustentável das águas, além da enorme gratidão que tem com todos os envolvidos. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página