Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP tem recorde de participantes em olimpíada de geografia
Início do conteúdo da página

IFSP tem recorde de participantes em olimpíada de geografia

Primeira fase começa hoje (8); são 348 alunos inscritos divididos em 116 equipes

  • Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 16h11

Tem início hoje (8) a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra (GeoBrasil 2022). E antes mesmo do evento começar, o IFSP já bateu seu próprio recorde: são 348 estudantes inscritos, divididos em 116 equipes; o maior número de participações desde o princípio da competição, hoje em sua 7ª edição. 

Esse recorde de participantes do IFSP se deve principalmente ao fomento às olimpíadas científicas que vem acontecendo há alguns anos dentro da instituição, e que se intensificou a partir de 2021. De acordo com o diretor de pesquisa do Instituto, Thiago Donadon, essas olimpíadas despertam o interesse dos alunos na área em que estão competindo e, naturalmente, passam a ter um papel de facilitador em todo o processo formativo. “Os alunos ficam imersos em um ambiente repleto de desafios, que acabam por possibilitar novas descobertas. É um ganha-ganha para todos os envolvidos, especialmente alunos e sociedade”. 

Thiago conta que no caso específico da GeoBrasil, os professores, os coordenadores pedagógicos, os diretores e os demais membros do corpo acadêmico foram estimulados a incentivar seus alunos a participarem da competição como forma de fortalecer o processo construtivo do conhecimento geográfico e fomentar o ensino para uma formação cidadã. 

Para a Pró-Reitora de Extensão, Gabriela Arduino, o aumento da adesão se deve também a uma maior divulgação do edital de apoio à participação discente em eventos (PIPDE), lançado em conjunto pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, e que tem como objetivo fomentar a inserção de estudantes em eventos científicos, de extensão e em olimpíadas de conhecimento. 

Segundo Gabriela, estar nessas competições é uma oportunidade de os alunos testarem os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em sala de aula. Ela lembra ainda que a participação em olimpíadas de conhecimento começa a se configurar como uma forma de acesso a universidades públicas, pois algumas instituições já garantem aos medalhistas ingresso direto em curso diretamente relacionado à matéria da competição. A pró-reitora também revela que o IFSP vem estudando o acesso de alunos via olimpíadas de conhecimento. 

A GeoBrasil 2022 terá três fases, sendo as duas primeiras on-line (de 8 a 15 e de 22 a 26 de agosto), com disputas estaduais e classificatórias para a 3ª fase, que será realizada presencialmente, de 24 a 27 de novembro, em local a ser definido posteriormente. 

Saiba mais em: https://www.unifal-mg.edu.br/obgeografia/ 

registrado em:
Fim do conteúdo da página