Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Professor do IFSP publica livro internacional na área de captação de energia
Início do conteúdo da página

Professor do IFSP publica livro internacional na área de captação de energia

Publicação deriva de projetos do Grupo de Pesquisa em Eletrônica Aplicada (GPEA)

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 16h01
  • Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 18h18
  • Acessos: 7491

O professor Márcio Bender Machado, docente do Câmpus Campinas, é um dos autores do livro "Ultra-low-Voltage Techniques for Energy Harvesting" (Técnicas de Circuito de Ultra Baixa Tensão para Captação de Energia — em português). De acordo com o autor, a publicação contempla um apanhado de conhecimentos na área de Engenharia Elétrica/microeletrônica.   

Segundo Márcio, a obra deriva de uma série de projetos desenvolvidos no escopo do Grupo de Pesquisa em Eletrônica Aplicada (GPEA), do Câmpus Campinas. O pesquisador relata que, de 2018 a 2021, com recursos do edital universal do CNPq e editais de pesquisa do Instituto, desenvolveu, no IFSP, projetos com a temática abordada no livro — energy harvesting (captação de energia).  Esse assunto também é tema de cooperação do grupo de pesquisa com o CTI Renato Archer, em Campinas, e de interação do professor com pesquisadores do Laboratório de Circuitos e Sistemas Integrados da Universidade Federal de Santa Catarina e do laboratório CenBRAIN Neurotech da West Lake University em Hangzhou, China, que também são coautores do livro. 

O autor afirma que essas pesquisas têm colaborado para fortalecer conceitos e propagar o conhecimento com alunos e professores da comunidade científica do IFSP. “O livro sedimenta diversos conhecimentos trabalhados na minha carreira de professor e pesquisador em uma obra de relevância internacional, colaborando para o desenvolvimento de pesquisa de ponta dentro do IFSP e do Brasil”, finaliza.      

Sobre a publicação  

Com o advento da Internet das Coisas, IoT, a demanda por novas fontes de energia para alimentar os modernos sistemas eletrônicos nunca foi tão intensa como agora. Obtida através de sistemas de captação de energia, do inglês “energy harvesting”, a autonomia de energia pode ser realizada através de diferentes fontes, como calor, iluminação e sinais de rádio frequência. Entretanto, devido aos baixos níveis de energia e tensão gerados por essas fontes, podendo ser da ordem de poucos millivolts, o projeto de conversores de tensão customizados, capazes de operar de forma eficiente e iniciar a partir de tensões extremamente baixas, torna-se imprescindível para as aplicações atuais.  

Nesse cenário, o livro fornece modelos orientados ao projeto para a implementação de conversores de captação de energia de ultra baixa tensão, cobrindo a modelagem, projeto e experimentação dos blocos básicos que compõem um sistema de captação de energia moderno, incluindo osciladores, retificadores e conversores baseados em indutores e capacitores que podem operar com tensões de alimentação muito baixas, normalmente abaixo de 100 mV.   

Análises baseadas nos modelos físicos do diodo e do transistor MOS são incluídas no texto para permitir a operação de coletores de energia a partir de tensões da ordem de 100 mV ou muito menores, com eficiência energética satisfatória. A realização prática de diferentes conversores também é abordada, esclarecendo os trade-offs de projeto de circuitos de ultrabaixa tensão (ULV) operando a partir de poucos milivolts, habilitando a operação autônoma de dispositivos alimentados a partir da energia térmica provida pelo corpo humano. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página