Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Professor e aluno do IFSP são destaques em premiação internacional
Início do conteúdo da página

Professor e aluno do IFSP são destaques em premiação internacional

Docente e estudante participaram do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 17h15
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h20
  • Acessos: 8633

Um professor e um estudante do IFSP foram destaques na edição 2021/2022 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Entre os inscritos, de vários países, foram premiados quatro trabalhos e a mesma quantidade recebeu a menção honrosa. A temática da premiação foi a Tecnologia Assistiva, e o resultado foi divulgado no dia 11 de agosto.

O professor Antônio Miguel Batista Dourado, docente do Câmpus Boituva, foi premiado na categoria Jovem Pesquisador. O trabalho que lhe rendeu o prêmio foi o “Protótipo vestível de sistema de navegação multimodal e interativo para auxílio customizável a pessoas com deficiências visuais”. 

Membro da ONG PARA-.D.V. fazendo um experimento prático do protótipo

 

O docente conta que a pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2015, quando cursava o doutorado em Ciência da Computação na UFSCar. O objetivo primário do trabalho, segundo ele, era abordar uma questão pouco explorada na literatura de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual: diferentes preferências e necessidades. Essa questão foi trabalhada na forma de um protótipo de mochila com um sistema de navegação multimodal e interativo capaz de ser totalmente customizado pelos próprios usuários com deficiência visual, por comando de voz ou usando um pequeno teclado adaptado para braile. Assim, características do sistema como o feedback para o usuário (som ou vibração) podem ser modificadas para facilitar a adoção desse tipo de equipamento.  

Segundo Antônio, o projeto também trabalhou questões secundárias como a arquitetura desse tipo de sistema e a geração de filtros morfológicos otimizados para correção de imagens de profundidade. “Tanto o sistema quanto a estrutura do protótipo foram desenvolvidos e aprimorados durante meu doutorado no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, sob orientação do professor Emerson Carlos Pedrino, e contou com a indispensável parceria com a ONG PARA-D.V. (Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual) da cidade de Araraquara-SP", contou. 

O professor relatou que está orientando uma pesquisa de iniciação científica no Câmpus Boituva que deriva desse projeto e tem a finalidade de detectar faixas de pedestre e indicar a direção segura de travessia que, posteriormente, será integrado ao sistema principal como recurso. Antônio afirmou que o prêmio não é importante apenas para ele, pois também representa o reconhecimento das dificuldades que pessoas com deficiência visual passam todos os dias. 

Pedro Henrique Ton Pauletti, estudante do curso de Bacharelado em Engenharia da Computação do Câmpus Birigui, também foi destaque na premiação. Como segundo colocado, ele recebeu menção honrosa na categoria Estudante Universitário pelo projeto “Help Vision — aplicativo de realidade virtual para auxílio a pessoas com baixa visão”. 

De acordo com Pedro, o Help Vison deriva de um projeto do PIBIFSP, no qual ele é bolsista e tem como orientador o professor Rogério Pinto Alexandre. O trabalho faz parte do escopo do iTech – Grupo de Pesquisas em Tecnologias Assistivas, que inclui outros projetos em desenvolvimento os quais visam criar soluções inovadoras e eficientes para pessoas com deficiência.  

O projeto tem o objetivo de pesquisar sobre o uso de realidade virtual em contexto pedagógico, afim de desenvolver uma solução de baixo custo por meio de um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android que auxilie deficientes visuais com baixa visão, e que seja capaz de ampliar a imagem gerada pela câmera, funcionando como um binóculo.  

Segundo Pedro, a ideia é permitir que  pessoas com baixa capacidade visual consigam ler um livro ou ver o conteúdo de uma aula na lousa em tempo real, além de possibilitar o acesso e leitura de conteúdos digitais (apostilas, livros e outros materiais)  diretamente na aplicação; dessa forma, o aplicativo melhora a capacidade da pessoa de executar atividades cotidianas que normalmente são realizadas com dificuldade em  decorrência da baixa capacidade visual e promove uma educação inclusiva que democratiza a utilização de novas tecnologias. 

A última versão do protótipo possui um ambiente pedagógico virtualizado, menu interativo para pessoas com baixa visão, menu de ajustes, comando de voz, áudio descrição dos elementos em tela, navegador web e acesso ao mundo real via câmera do celular. 

O estudante conta que, ao tomar conhecimento da premiação, e sabendo que os resultados de sua pesquisa podem impactar pessoas de maneira positiva, resolveu inscrever o projeto como uma oportunidade de divulgar o trabalho e o grupo de pesquisa ao qual está ligado, além de expô-lo para que pudesse ser avaliado e reconhecido pela comunidade científica. “Acredito que essa premiação possa servir de incentivo para o decorrer do Help Vision e o de outros projetos de outros pesquisadores dessa e das demais áreas da tecnologia, em especial os projetos do nosso câmpus”.  
 

O Prêmio 

Instituído em 1997 pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Além disso, contribui para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos. 

Confira os vencedores do prêmio em: https://www.mercosur.int/pt-br/premio-mercosul-de-ciencia-e-tecnologia-2021-divulga-lista-de-ganhadores/  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página