Você está aqui: Página inicial > Notícias > Estudantes de Registro e Votuporanga representam o IFSP no Lapassion em Rede

Estudantes de Registro e Votuporanga representam o IFSP no Lapassion em Rede

Iniciativa envolve IFs do Brasil e instituições do Chile, Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 14h53
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h39
Gustavo Camargo, à esquerda, e Gustavo Marinelli representam o IFSP no Lapassion

Os estudantes Gustavo Marinelli de Carvalho, do 2º ano do curso de Licenciatura em Física, do Câmpus Votuporanga, e Gustavo Camargo Alves, do 2º ano do curso de Engenharia Produção, do Câmpus Registro, estão representando o IFSP para atuar no projeto internacional Lapassion (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação), financiado com apoio da União Europeia. O projeto também tem apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

As atividades presenciais do Lapassion acontecem desde o dia 19 de setembro, no Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG), instituição autora do projeto, a partir de protagonistas discentes, e que utiliza a metodologia BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), a quale articula metodologias ativas e design thinking.

Os alunos do IFSP foram selecionados por meio da Chamada Interna 358/2022, organizada pela Assessoria para Relações Internacionais (Arinter). Eles fazem parte de um grupo de 55 estudantes, divididos em 11 equipes, que atuarão diante de problemas reais, dentro da perspectiva de desafio em equipe multidisciplinar em que a gestão do tempo e a criatividade são aspectos a serem desenvolvidos durante o processo.

Gustavo Marineli, do Câmpus Votuporanga, participa de uma equipe com outros quatro estudantes: Aline de Paiva Batista (Licenciatura em Química -— IFPI), Henrique Xavier dos Santos (Engenharia Elétrica — IFG), Maria Cristina Kalil Rocha (Engenhaeiria Agronômica — IFTO) e Rejane Viana dos Santos (mestranda de Bioquímica Clínica e Metabólica — Instituto Politécnico do Porto/Portugal). O tema de trabalho da equipe é "Como promover boas práticas agrícolas e segurança alimentar?", proposta desafiadora para o licenciando em Física. “O tema me tira da zona de conforto e o objetivo principal é realizar a solução do desafio”, contou o estudante.

O estudante do Câmpus Registro, Gustavo Camargo, tem como colegas de equipe os estudantes Eduardo Delfino de Oliveira (Engenharia Civil –— IFG), Erica dos Santos Oliveira (Gestão em Turismo –— IFS), Thalia Cruz Luz Soares (Licenciatura em Química - — IFRS) e Weverton Fernandes Consul (Engenharia Agronômica — - IFRO). O tema/desafio do grupo é “Como promover o descarte sustentável de resíduos inorgânicos em pequenas, médias e grandes indústrias?”. Para o futuro engenheiro participação no Lapassion é algo que certamente o ajudará a desenvolver habilidades importantes para a vida pessoal e profissional. “A experiência de conhecer pessoas de diferentes culturas e áreas de estudos para alinhar nossos conhecimentos e, centrado no protagonismo do aluno, além de resolver problemas reais está sendo enriquecedora”, afirmou.

O desenvolvimento do projeto terá duração de 10 semanas e contará comterá etapas presenciais e híbridas, totalizando 70 dias.

Recepção dos discentes da Rede Federal no Câmpus Itumbiara do IFG em 19/09/2022 [foto: IFG]