Você está aqui: Página inicial > Notícias > Reitoria e DCE se reúnem para planejar ações em 2023

Reitoria e DCE se reúnem para planejar ações em 2023

Os estudantes apresentaram pautas de interesse do movimento estudantil no âmbito do IFSP

• Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 20h04
  • Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 20h01

DCE se reúne com o reitor e a Diretoria de Assuntos EstudantisO reitor do IFSP, Silmário Santos, e a Diretoria Sistêmica de Assuntos Estudantis (DAEST) receberam nesta segunda-feira (16) os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para planejar ações em parceria em 2023.

Os estudantes solicitaram apoios para a produção de uma carteirinha própria do DCE para os estudantes do IFSP; para a participação na 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontecerá entre os dias 2 e 5 de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro; e uma agenda compartilhada para atuação nos câmpus, para ampliar o diálogo com as representações estudantis.

Quanto à confecção das carteirinhas, a reitoria vai verificar se há algum impedimento do ponto de vista jurídico, e apoiar a produção. “Com isso, o DCE poderá aumentar a visibilidade de suas ações e ampliar o engajamento dos alunos em ações de interesse coletivo”, explica o diretor da Daest, Vitor Marçulli. Para a participação no evento da UNE, a reitoria, em parceria com o Câmpus São Paulo, fornecerá um ônibus para o transporte.

O reitor Silmário dos Santos também se comprometeu a levar ao Colégio de Dirigentes uma pauta pedindo aos diretores-gerais dos câmpus dêem mais apoio e espaço ao DCE para que haja oportunidade de levar ao conhecimento dos novos alunos o que é uma entidade estudantil e qual a importância dela na formação dos estudantes.

“A reitoria, enquanto fomentadora de políticas, tem por obrigação apoiar o movimento estudantil. Buscaremos dar todo suporte, buscando o que a gente tem que fazer de melhor: a educação pública, gratuita, de qualidade, e também cidadã e emancipadora”, afirma o reitor.

Participaram do encontro, além do reitor e do diretor, os alunos representantes do DCE, Sabrina Ferreira Santos, Juliana Cristina Rodrigues da Silva e Michael Rocha, e Claudia Alexandre, da Daest.