Você está aqui: Página inicial > Notícias > Reitor participa de reunião com presidente da República e ministros

Reitor participa de reunião com presidente da República e ministros

O encontro em Brasília reuniu reitores de institutos federais e universidades de todo país

• Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h25
  • Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h34

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília | Crédito: Luis Fortes/MECO reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Silmário Santos, participou nesta quinta-feira (19), da reunião entre os reitores de institutos federais e universidades de todo o Brasil com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com os ministros Camilo Santana, da Educação; Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral; Rui Costa, da Casa Civil, além de responsáveis de órgãos como a Capes e o CNPq.

Para o reitor, o encontro marcou o início da reconstrução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, sobretudo no resgate e na continuidade da expansão e consolidação da rede federal, que ficou paralisada nos últimos anos. “A Rede Federal, com mais de 650 unidades por todo território nacional, consegue ter a capilaridade fundamental para o desenvolvimento por meio da educação por todo interior do país”, ressalta Silmário.

Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que o governo buscará oferecer uma educação de qualidade, alinhada ao “novo mundo do trabalho” e às necessidades da sociedade. “As universidades têm que participar junto com empresários, sindicatos, governo, para gente desvendar o que vai fazer para colocar as pessoas no mercado de trabalho”, conclamou, citando a falta de qualificação de trabalhadores para ocupar funções que exigem conhecimento em tecnologia.

Reitores dos institutos federais com os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), e o secretário Getúlio Marques Ferreira (Setec) | Crédito: Luis Fortes/MECO ministro Camilo Santana disse que o Ministério da Educação voltará a dialogar com todos os atores do setor e vai retomar a valorização e respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar, a retomada de obras paradas e o reajuste de bolsas.

Conforme o reitor do IFSP, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) já está iniciando as tratativas junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação para levar as demandas mais urgentes, além encaminhar as que são de médio e longo prazo.

Silmário resumiu o encontro como “um ato simbólico de reaproximação, reabertura e resgate do diálogo entre as instituições federais e o governo na figura do MEC”. O presidente Lula disse ainda que, durante todo seu mandato, a autonomia das instituições será garantida, com a nomeação dos reitores escolhidos pela comunidade acadêmica, e que fará reuniões anuais para alinhar os compromissos. “Vocês terão o direito de ser responsáveis, porque quem é eleito para ser reitor deve ter responsabilidade com o dinheiro, com a administração e com o zelo da universidade”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil