Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Radar: Move+IFSP
Início do conteúdo da página

Radar: Move+IFSP

Bicicletas no cotidiano dos servidores em busca de mais qualidade de vida é a meta do projeto

  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 14h37
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 09h37
  • Acessos: 4547

Por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD), o IFSP realizou o lançamento oficial do projeto Move+IFSP de incentivo à prática de atividades físicas e uso de transporte alternativo no dia 15 de março, no Câmpus São Carlos. Servidores de diferentes câmpus selecionados para o programa participaram do evento, com a realização de palestras, avaliação corporal e um passeio ciclístico na região do câmpus.

O Move+IFSP faz parte do Projeto de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor, presente no PDI 2019-2023 do IFSP, para incentivar a prática de atividades físicas e o uso de transporte alternativo, promovendo a melhoria nas condições de trabalho do servidor a partir de ações de melhoria da sua qualidade de vida.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, destaca que a principal diferença relatada pelos servidores que já estão fazendo uso das bicicletas é a motivação. “Ter uma boa qualidade de vida faz retornar algo positivo para todos, uma vez que ele também trabalha melhor, atende melhor ao nosso público, o que se converte em melhoria para toda a Instituição. O objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida do nosso servidor e consequentemente do serviço público prestado para nossa comunidade”, afirma Bruno.

Quanto aos aspectos da saúde física e mental, as vantagens da atividade física vão além da relação com o peso corporal. Como explica o médico Marco Antonio Polízio, do Câmpus São João da Boa Vista, integrante da comissão que está acompanhando os participantes, “há os benefícios metabólicos que ela propicia, tais como a redução da glicemia, do colesterol, de triglicérides, e a melhoria da condição psíquica”.

“Duas coisas chamaram minha atenção para participar do projeto. A primeira foi a questão da mobilidade urbana, que é algo que a gente precisa repensar, e a segunda, não menos importante, é a qualidade de vida. Eu sou diabético, e ao começar a fazer exercício, comecei a diminuir meus medicamentos, e assim a bicicleta veio complementar esse aspecto”, conta Fernando Salinas, docente do Câmpus São Carlos.

Passeio no entorno do Câmpus São CarlosA nutricionista Mariana Carvalho, professora do Câmpus São Paulo, também integrante da comissão de acompanhamento, explica que, ao final de 12 meses, será possível mostrar os resultados que a atividade trouxe a cada um dos participantes, por meio dos exames que estão sendo realizados. “Os participantes estão em um grupo em que podem compartilhar dúvidas e pedir dicas de alimentação saudável, entre outras coisas, e os profissionais estão à disposição para essas conversas”, conta a professora.

E essas conversas também estão promovendo a sociabilidade entre os participantes. “Com mais servidores se interessando pela bicicleta, uns formam equipes, todo mundo troca ideias, e mesmo com servidores de outros câmpus, combinamos alguns trajetos, e isso vai fortalecendo bastante o social”, é o que relata Jhony Borges, técnologo em Recursos Humanos, do Câmpus Birigui.

“Descobri que pedalar é maravilhoso! Você chega no trabalho com mais disposição, mais ânimo, trabalha muito melhor. O trajeto que eu faço é muito bonito, e no momento que você está percorrendo é uma conexão com você mesmo, então traz também um processo de bem-estar, de autoconhecimento e de disposição”, é como resume a experiência, com entusiasmo, Elisângela Vieira Andrade, assistente em Administração do Câmpus São Carlos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página