Você está aqui: Página inicial > Notícias > Primeiro curso de extensão do Campus Bauru capacita reeducandos em Piscicultura

Primeiro curso de extensão do Campus Bauru capacita reeducandos em Piscicultura

Curso presencial de 30 h será realizado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 19h07
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 10h04

O Campus Bauru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está promovendo o primeiro curso de extensão voltado para reeducandos do sistema semi-aberto. Com o tema "Piscicultura Básica", o curso tem duração de 30h e será realizado de forma presencial no Centro de Progressão Penal (CPP III) "Noé Azevedo" de Bauru.

A iniciativa visa capacitar os reeducandos que estão próximos à liberdade, juntamente com servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), proporcionando-lhes conhecimentos na área de criação de peixes. Ao todo, 20 pessoas serão beneficiadas por essa oportunidade de qualificação.

O curso foi idealizado a partir de uma demanda específica da unidade penal, que possui dois tanques escavados e uma represa. Dessa forma, a parceria entre o IFSP e a SAP, que já existe desde 2015, tem contribuído para a capacitação profissional dos reeducandos, suas famílias e servidores, além do desenvolvimento de projetos conjuntos. O Acordo de Cooperação entre as instituições está sendo renovado.

Com duração total de quatro dias, o curso será realizado em dois encontros presenciais de dois dias cada: 01 e 02/06, e 22 e 23/06. Durante o intervalo entre os encontros, os alunos terão atividades para desenvolver sob a orientação dos professores.

A ministração do curso conta com a participação das professoras Gabriela Cravo Arduino, do Campus Bauru, Geza Thaís Rangel e Souza, do Campus Salto, além do professor Antônio Mataresio Antonucci, da Faculdade Anhanguera, que está contribuindo de forma voluntária. Estão previstas atividades teóricas e práticas ao longo do curso.

A aula inaugural, realizada hoje, (1º), contou com a presença de autoridades e representantes envolvidos no projeto, como Alex dos Santos Souza, diretor técnico I da unidade; Paulo Henrique Martins, diretor do Centro de Trabalho e Educação da unidade; Diego Ferracini, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da SAP; Flávio Ismael da Silva Oliveira, representando o secretário Municipal de Educação de Bauru, Nilson Ghirardello; e Gabriela de Godoy Cravo Arduino, diretora-geral do Campus Bauru.