Você está aqui: Página inicial > Notícias > Meu câmpus tem: Cinedebate e atividades de educação científica e cultural

Meu câmpus tem: Cinedebate e atividades de educação científica e cultural

Conheça um pouco mais do Programa de Extensão desenvolvido em Caraguatatuba

• Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 18h16
  • Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 19h02

O Programa de Extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural", realizado no Câmpus Caraguatatuba, se equilibra entre duas vertentes: exibir filmes e documentários, debatendo-os em seguida, e organizar eventos relacionados a temas científicos. Coordenado pelo professor Ricardo Plaza, o Programa conta com a participação de oito bolsistas de extensão dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática, e com o apoio de quatro bolsistas de iniciação científica.

Por se tratar de uma atividade de Extensão, a ideia principal é envolver a comunidade externa – principalmente alunos de escolas públicas da região –, o que não significa, é claro, que a comunidade interna do Instituto não seja bem-vinda. A divisão em duas vertentes serve mais para fins didáticos, já que, conforme enfatiza Juliana Caroline da Silva Sousa, aluna do curso de Licenciatura em Matemática e bolsista do programa, o que o torna interessante é sua característica transdisciplinar, que trabalha questões relacionadas à cultura, à sociedade e à ciência ao mesmo tempo. “Eu me interesso muito por temas sociais, me interesso muito por ciências, e esse projeto é o único que vi conseguir abordar tudo isso.”

As sessões de cinedebate são semanais e abertas ao público. Plaza conta que a ideia é atrair pessoas, especialmente jovens, que não têm acesso a equipamentos culturais ou científicos, e proporcionar, por meio dos filmes e das discussões, um entendimento maior de questões históricas, ambientais, científicas, políticas e sociais. Segundo o professor, as produções “ajudam a ter uma compreensão mais ampla e diversificada da complexidade do mundo.”

A outra vertente do programa aborda temas relacionados à ciência, por meio da realização de observações, palestras, minicursos e outros eventos. O intuito é colaborar com o aumento do repertório científico dos participantes. Plaza diz que esse repertório se torna mais vasto, por exemplo, durante as sessões de observação do céu com telescópio, que permitem aos observadores, geralmente pessoas que nunca viram o céu por meio do aparelho antes, ver os anéis de Saturno ou as luas de Júpiter. No Câmpus Caraguatatuba, essas observações acontecem por meio de dois telescópios (um refrator e um refletor), ambos adquiridos graças aos recursos do Programa de Extensão.

A ideia de juntar cinema e ciência dentro do IFSP Caraguatatuba surgiu em 2012, quando o professor Plaza e alguns bolsistas de iniciação científica organizaram o “Cineclube Científico Itinerante”. De lá para cá, a atividade foi se aperfeiçoando, virou um projeto de Extensão, e a partir de 2016 se transformou em programa institucional.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail