Você está aqui: Página inicial > Notícias > Meu câmpus tem: Hotel de Projetos

Meu câmpus tem: Hotel de Projetos

Iniciativa estimula a postura empreendedora e incentiva a criação de empresas com produtos e serviços inovadores de base tecnológica.

• Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 14h13
  • Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 14h30
  • Acessos: 12025

Você sabe o que é um hotel de projetos?  Nesta edição do “O que é que  meu câmpus tem” você irá conhecer a unidade do Programa Hotel de Projetos do câmpus São Paulo (UHP-SPO), uma pré-incubadora, criada em 2016, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos empreendedores, levando em consideração a viabilidade mercadológica de produtos, processos e serviços, promovendo uma aproximação dos alunos com a vivência empreendedora no mundo do trabalho. Além da unidade de São Paulo, o IFSP conta com outras três UHP, nos câmpus Sertãozinho, Suzano e Registro.

O Hotel de Projetos compreende estruturas como escritórios, bibliotecas, laboratórios (disponibilizados pelo câmpus) e serviços de assessoria e consultoria, com o objetivo de armazenar e apoiar Projetos Experimentais de Inovação (PEI) apresentados por alunos e servidores do IFSP ou de outras instituições de ensino, desde que promovam inovações organizacionais ou sociais, com foco nas áreas tecnológica e social de atuação do Câmpus São Paulo.

A equipe da UHP-SPO é gerida pelos professores Luciana do Carmo Leite Silva e Rogério Akira Furucho. São bolsistas os alunos Aline Guimarães de Brito, Bruno Ferrari Eboli, Isabela Quintal Duarte, Juliana Aparecida Hipólito Moreira, Lucas Leite Raposo e Silva, Paulo Vinicius Batista Leitão, Rafael de Assis Silva e Vinícius de Matos Silva, além dos discentes Bruno Silva Pizysieznig e Claudemir Ferreira dos Santos Junior, que atuam voluntariamente no projeto.

De acordo com os gestores, os projetos hospedados recebem formação empresarial, estímulo à postura empreendedora, incentivo à criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica e aproximação entre o meio acadêmico e o mercado. Atualmente o Hotel de Projetos do Câmpus São Paulo possui três projetos hospedados:

O Smeters, na área de instalações elétricas, desenvolvido pela equipe Alpha, a qual é composta pelos alunos Robson Regina Filho e Layon Tarcys Cavalcante Miguel, sob a orientação dos professores Marcos Noboru Kurata e Omar Rodrigues Alves, da área da Elétrica.

A Assessoria Técnica de Habitação Social, desenvolvida pela equipe ATHS, composta pelos alunos Gabriel José Ramos Ferreira e Luany Cristina da Silva, sob a orientação dos professores Alexandre Kenchian e Valeria Azzi Collet da Graça, da área da Construção Civil e Arquitetura.

A Plataforma de Serviços para a Saúde, desenvolvida pela equipe P2S, composta por Bruno Jesus dos Santos e Isabella di Stasi, sob a orientação do professor Tarcísio Fernandes Leão, da área de Controle e Automação.

As vagas para hospedar os PEI são disponibilizadas em edital, por meio de chamada pública. O processo de seleção é composto de cinco etapas: inscrição; análise da proposta; apresentação presencial do projeto e entrevista; publicação com o resultado final; agendamento do início do programa de pré-incubação e elaboração do cronograma de atividades. O próximo edital está previsto para ser publicado durante o segundo semestre deste ano.

Clique aqui e acesse o edital do último processo seletivo para hospedagem de projetos na UHP-SPO.

O Hotel de Projetos do Câmpus São Paulo encontra-se na sala 348, no bloco A (andar superior). Para saber mais sobre os projetos hospedados e os serviços oferecidos, acesse: https://spo.ifsp.edu.br/hotel-de-projetos, ou envie e-mail para: .

Acesse também as redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/uhpspo/

Instagran: @UHPSPO

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/uhp-ifsp-hotel-de-projetos-instituto-federal-de-s%C3%A3o-paulo/

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail