Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP realiza curso de noções básicas acerca do comportamento suicida

IFSP realiza curso de noções básicas acerca do comportamento suicida

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 18h55
  • Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 16h58

O IFSP realizou, entre os dias 22 e 26 de outubro, o curso “Noções básicas acerca do comportamento suicida”. No total, 180 servidores de diversos câmpus se inscreveram para a atividade e puderam participar presencialmente, no auditório Aldo Ivo do Câmpus São Paulo, ou por vídeoconferência.

O curso teve por objetivo desenvolver noções básicas sobre o comportamento suicida para que os profissionais da área de educação do IFSP possam reconhecer, orientar e encaminhar possíveis indivíduos com esse comportamento. O palestrante foi o professor da Universidade Federal de São Paulo João Fernando Marcolan, pós-doutor em saúde pública com atuação na área de saúde mental.

A nutricionista Lidiane da Silva Pessoa, servidora da reitoria, participou do curso e afirmou que foi um aprendizado rico e importante para os servidores. “Apesar de ser um tema difícil de lidar, o professor João Marcolan o conduziu de forma clara e objetiva, destacando pontos importantes para observarmos nos alunos e colegas ao nosso redor, pois, às vezes, na correria do dia a dia, não conseguimos enxergar pequenos sinais que são demonstrados”, contou.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno que ocorre em todas as regiões do mundo. Estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por esta causa e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, tornando-se, em 2012, a décima quinta causa de mortalidade na população geral; entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte.