Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP articula a liberação dos recursos de emendas parlamentares

IFSP articula a liberação dos recursos de emendas parlamentares

• Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 19h21
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 09h38

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, e os reitores da UFABC, da Unesp e da UFSCar se reuniram hoje (23) com o deputado federal Herculano Passos, líder da bancada paulista na Câmara, e com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Alexandre Manoel Angelo da Silva, para discutir a viabilidade da liberação dos recursos procedentes das emendas parlamentares conquistadas junto ao relator da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e junto à bancada paulista do Congresso Nacional. Os recursos foram conquistados no fim de 2018, para serem recebidos em 2019.

De acordo com Modena, a expectativa é que o governo disponibilize nos próximos dias o valor referente às emendas, para que, dessa forma, o IFSP e as universidades federais do estado de São Paulo possam colocar os seus planos de trabalho deste ano em prática.

Vai e vem  -  No fim de 2018, o IFSP garantiu R$ 10 milhões por meio de emendas. Todo o processo foi articulado por Modena, juntamente com o assessor da reitoria Newton Lima e com os diretores de câmpus, e pelos reitores das universidades federais paulistas.  Na ocasião, o reitor do IFSP comemorou a vitória, que, segundo ele, tornara-se ainda mais relevante após a escassez de recursos provocada pela Emenda Constitucional nº 95/2016, que ficou conhecida como “PEC do teto de gastos”.

No início de abril, porém, o IFSP foi informado que, dos 10 milhões conquistados, o Instituto receberia apenas R$ 7.837.000, sofrendo um corte de 21,63% no valor previsto.

Com a reunião de hoje, Modena espera que o governo se sensibilize e libere todo o valor inicialmente conquistado pelo IFSP e pelas outras universidades.