Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > I Semana de Gastronomia do Câmpus Avaré: Mulheres do IFSP ministram Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos

A atividade contou com a presença de Katleen Lacerda, participante de um Reality Show de Gastronomia.

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 14h57
  • Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h25

O Câmpus Avaré realizou, entre os dias 11 e 14 de novembro, a sua I Semana de Gastronomia. Entre as muitas atividades da programação, foi realizada a oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, ministrada por alunas do Programa de Formação Profissional de Mulheres do IFSP, sob a orientação da professora Maressa Vieira.  A oficina contou com a parceria da professora Vivian Pupo, da Faculdade Eduvale, e com o auxílio de bolsistas e voluntários dos cursos de Tecnologia em Gastronomia do IFSP, e de Nutrição da Eduvale.

A oficina é parte do Projeto “Mulheres de Avaré – Aproveitamento Integral de Alimentos” e trabalhou temas como preparações diet e light para a prevenção da obesidade e diabetes; utilização de sal de ervas em preparações para hipertensos, além a utilização dos itens da cesta básica em preparações baratas e nutritivas, com vistas ao enriquecimento da alimentação de forma mais barata. O projeto atende 25 mulheres em condição de vulnerabilidade social do entorno do Câmpus Avaré e além da profissionalização, busca viabilizar o empoderamento das alunas, a igualdade de gênero e combater a violência doméstica.

A atividade contou com a presença de Katleen Lacerda, participante de um Reality Show de Gastronomia, em que é a única mulher entre os finalistas. Katleen foi convidada para ministrar a palestra “Por que Gastronomia? Expectativas e perspectivas da profissão” na I Semana de Gastronomia do câmpus e aproveitou a oportunidade para conhecer a oficina e o Programa Mulheres do IFSP.

Ao conversar com as alunas, Katlen ressaltou a importância da cozinha para o resgate da autoestima das mulheres. “Cozinhar é algo que conecta a gente de novo com o ser humano, com o sentido de vida, de existência”, contou. Ela ainda falou sobre suas percepções acerca do projeto e disse que é perceptível o quanto a mulher se sente incluída, abraçada e que se configura em um espaço para trocar vivências. “Eu amei o projeto, espero que ele continue por muitos e muitos anos”, afirmou.

O Projeto Mulheres de Avaré – Aproveitamento Integral de Alimentos engloba outras atividades, como o curso de Formação Inicial e Continuada, a Feira de Economia Solidária e a oficina de Horta orgânica para casa e pequenos espaços. O Programa Mulheres do IFSP busca ofertar uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e o (re)ingresso no Mundo do Trabalho, além do desenvolvimento sociocultural e econômico da comunidade, promovendo o crescimento humano dessas mulheres com a possibilidade destas contribuírem na governança de suas comunidades.