Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP deve produzir 30 mil litros de álcool gel até o fim de maio

IFSP deve produzir 30 mil litros de álcool gel até o fim de maio

A ideia é que o produto esteja disponível nos câmpus no retorno às atividades escolares; outra parte da produção será doada a instituições de saúde

• Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 16h16

Desde o mês passado, o IFSP vem produzindo álcool 70 líquido, glicerinado e não- glicerinado, para doação. A produção já está em centros de saúde e hospitais de diversas partes do estado de São Paulo, contribuindo para o combate ao Covid-19 e ajudando a proteger a vida de quem trabalha na linha de frente desse combate. Agora, o Instituto começa a produzir álcool 70 em gel. Nessa etapa, a produção ficará por conta dos câmpus Avaré, Barretos, Matão, São Paulo, Sertãozinho e Suzano.

Embora a produção esteja concentrada em seis câmpus, todos os outros vão receber, cada um deles, cerca de 800 litros do produto. A ideia é que os câmpus façam um estoque desse álcool para ser utilizado no retorno das atividades escolares (ainda sem data prevista) e doe o restante para instituições de saúde regionais.

Para a produção de álcool gel, o IFSP precisou investir recursos em novos equipamentos e também em espessantes. São esses elementos que possibilitam que o álcool 70 ganhe textura gelatinosa e se transforme em um produto menos inflamável. O dinheiro para a aquisição do material necessário veio de emenda parlamentar e do MEC, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).

O assessor de Orçamento e Finanças, José Roberto da Silva, que está à frente das ações relacionadas à produção de álcool no IFSP, volta a falar sobre a importância de colaborar com os profissionais de saúde, que enfrentam a escassez de equipamentos de proteção. “Cuidar dos cuidadores é fundamental para que possamos barrar o crescimento dessa pandemia, que não só se alastra, mas também se adapta em escala exponencial”, diz. Ele também lembra que é importante pensar no futuro e reforça que no retorno às aulas serão necessárias muitas medidas para minimizar o contágio; nesse sentido, ter um estoque de álcool gel em cada uma das unidades do Instituto pode ajudar muito.

Barretos e Sertãozinho já produziram os primeiros lotes de álcool gel, e agora aguardam o resultado de teste microbiológico, que está sendo realizado no Câmpus Matão, e que irá garantir que os espessantes utilizados não geram nenhum tipo de contaminação ao produto. Assim que o resultado do teste sair, o que deve acontecer esta semana, os outros quatro câmpus também darão início à produção. A previsão é que o álcool produzido seja distribuído entre os câmpus até o fim de maio.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, e o pró-reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, mais uma vez fizeram questão de enaltecer o empenho de todos os envolvidos na produção de insumos e equipamentos para o combate ao coronavírus. Segundo a gestão, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, os servidores vêm trabalhando arduamente para garantir os trabalhos rotineiros, além dos trabalhos extras, para que o IFSP contribua no combate à pandemia.

O IFSP deve alcançar até o fim do mês a marca 40 mil litros de álcool produzidos.

I

Tipos de álcool – Toda a produção do Instituto é de álcool 70. O produto possui duas apresentações: líquida — glicerinada ou não-glicerinada — e  gel. A liquida é utilizada em ambientes hospitalares, sendo a não-glicerinada utilizada para a limpeza de superfícies hospitalares e para processos de desinfecção de instrumentos; a glicerinada é utilizada para a limpeza das mãos. Embora o álcool líquido glicerinado, assim como o álcool gel, sirva para a limpeza das mãos, o seu uso é mais indicado em unidades de saúde. Já o álcool gel é indicado tanto para o uso em unidades de saúde quanto para o uso doméstico, por ser bem menos inflamável e por isso gerar menos riscos de acidente.

Veja mais em:

Mais de 30 mil litros de álcool gel 70% serão produzidos pelo IFSP