Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP doa mais 1.700 protetores faciais para São Vicente e São Paulo

IFSP doa mais 1.700 protetores faciais para São Vicente e São Paulo

Protetores serão entregues aos profissionais de saúde, fiscalização e segurança do município

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 19h14
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 09h47

Em mais um ato de solidariedade os Câmpus Cubatão e Registro doaram 1500 unidades de protetores faciais que colaborarão no combate contra a disseminação da Covid-19.  Nesta segunda-feira (11) o prefeito da cidade Pedro Gouvêa, e aos secretários Vera Lúcia Vasconcelos Sarmento (Saúde - Sesau) e Paulo Roberto Duarte Bonavides (Comércio, Indústria e Negócios Portuários – Secinp), receberam pessoalmente os equipamentos.

Produzidos em grande escala e com a participação de vários segmentos empresariais paulistas, por meio da Associação de Ferramentaria e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abrimaq), os protetores foram divididos entre os câmpus do IFSP.

“Foram contempladas cidades que mantêm um campus do Instituto e municípios vizinhos a elas”, explicou o diretor-geral do Câmpus Registro, Walter Augusto Varella.

Com a produção em larga escala, alunos, professores e demais profissionais do Instituto também receberão seus escudos protetores. “Essa é uma ação social promovida pelo Instituto Federal de São Paulo e que foi fortalecida pela união de vários segmentos e de profissionais”, disse Varella.

“Os escudos serão muito importantes para os nossos profissionais. Vivemos um momento difícil, mas que será superado exatamente pela solidariedade e pela união de todos”, destacou o prefeito.

UBS Pari

A Unidade Básica de Saúde do Pari, vizinha do Câmpus São Paulo do IFSP, recebeu 200 face shields das mãos do reitor Eduardo Modena e do diretor-geral do câmpus, Luiz Cláudio de Matos, no último sábado, 9 de maio.

O reitor Eduardo Modena (à esquerda) e o diretor Luiz Cláudio (ao lado do reitor) junto a outros servidores da Reitoria e do Câmpus São Paulo durante entrega das face shields na UBS

As peças para a montagem foram doadas ao IFSP, com exceção dos elásticos. No câmpus, foi realizada a montagem, a esterilização, a embalagem e a distribuição dos protetores faciais. A ação contou com a participação de servidores e alunos, além da Agência Inova, Câmpus Suzano e Votuporanga.

Os profissionais da saúde da UBS relataram a dificuldade que têm enfrentado no atendimento dos casos da Covid-19, principalmente em relação a falta de equipamentos de proteção. “Ficaram extremamente gratos com a doação e contaram que estão trabalhando sem máscara, sem protetor facial, sem avental, que o álcool para limpeza é doação de uma empresa da região e que estão confeccionando protetores artesanais, e que o risco de contaminação é bastante alto”, conta Luiz Cláudio.

A UBS realizou, apenas no dia da visita (9), 70 diagnósticos positivos para o novo coronavírus. “Além de tudo, eles estão sendo hostilizados pela população que procura o serviço de saúde pública, como se eles tivessem culpa do está ocorrendo”, lamenta o diretor, que reforçou a importância da população se conscientizar sobre a gravidade da pandemia.